O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau tem o compromisso de informar à comunidade sobre medidas especiais de coleta de resíduos em resposta às recentes cheias na região. Com o objetivo de lidar com as possíveis consequências do aumento no descarte de resíduos danificados pelas águas, o Samae tomará ações específicas em áreas impactadas.
À medida que os níveis do rio forem baixando, as ruas que sofreram com as cheias recentes receberão atenção especial por parte do Samae. Isso se torna ainda mais crucial para mitigar os potenciais impactos ambientais e de saúde pública decorrentes do descarte inadequado desses resíduos.
Enquanto isso, nas demais vias da cidade, as coletas especiais, seletivas e convencionais seguirão o cronograma normal, visando manter a rotina da coleta.
Para assegurar a eficiência dessas operações e evitar transtornos, orientamos a população a descartar os resíduos somente no dia em que o caminhão de coleta estiver programado para passar em sua rua. Em áreas consideradas suscetíveis ao aumento do nível do Rio Itajaí-Açu, medidas preventivas estão sendo adotadas, incluindo a remoção de contêineres de resíduos sólidos, com o intuito de evitar possíveis danos.
Essas ações são fundamentais para evitar o acúmulo de lixo, que, além de causar obstruções em bocas de lobo, pode ser levado para os rios durante períodos chuvosos, prejudicando o meio ambiente. A colaboração da comunidade é fundamental.
Canais de Atendimento
Todos os setores permanecem em alerta, e a orientação é que a população acompanhe as informações oficiais divulgadas pelos canais do município, incluindo o site e as redes sociais da Prefeitura e do Samae de Blumenau. Para entrar em contato, os principais números são o telefone 115 e a Central Telefônica (47) 3331-8400. Além disso, oferecemos números de atendimento via WhatsApp: Ouvidoria (47) 99997-6915 e Tele 115 (47) 99997-1621.
Ambos aceitam apenas mensagens, e o horário de atendimento do WhatsApp da Ouvidoria é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, enquanto o WhatsApp do Tele 115 funciona das 8h às 22h. Você também pode contatar a Ouvidoria pelo e-mail ouvidoria@samae.com.br.
Fonte: PMB/ Secom
Foto: Divulgação/ Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto