A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (SMC), promoveu nesta quinta-feira, dia 5, uma solenidade de instalação do Comitê Municipal de Relações Internacionais. O evento contou com a presença do Cônsul Geral da Alemanha para o Sul do Brasil, Marc Bogdahn, e da Cônsul Geral da Itália, Eugenia Tiziana Berti, e do secretário Executivo de Assuntos Internacionais de Santa Catarina, Juliano Frehner. Também estavam presentes os Cônsules Honorários em Santa Catarina da Alemanha, Susanne Klemz Adam; do Cazaquistão, Altamir Osni Teixeira; e do Reino Unido, Michael Delaney, e o chefe de Gabinete da Reitoria da Furb, Germano Gehrke.
Conforme explicou o secretário de Cultura Sylvio Zimmermann, o comitê é mais um passo dado na formalização de uma política de relações internacionais para Blumenau. “Essa relação entre cidades de diferentes países estimula e economia, a cultura, a educação. E nós começamos quando quase nenhuma cidade brasileira buscava fomentar isso, somente as grandes capitais. É uma iniciativa vanguardista”, declarou. “Um dos frutos disso foi a formalização de um convênio de intercâmbio acadêmico com a Universidade de Erfurt, para que os estudantes possam cursar um semestre lá e depois de formar com um diploma de dupla validação”, revelou.
A instalação do comitê contempla as disposições da Lei Complementar 1207/2018, que trata das relações internacionais e federativas do município. Ele é composto pela Secretaria de Cultura e pelos consulados honorários com sede em Blumenau. O objetivo é promover reuniões semestrais para tratar de ações de fomento às relações com cidades estrangeiras.
Fonte: PMB/ Secretaria de Cultura e Relações Institucionais
Foto: Eraldo Schnaider