A Escola de Educação Básica Norma Mônica Sabel, pensando em ações envolvendo o clima e o meio ambiente, participa do Movimento Escolas pelo Clima. A iniciativa, que busca capacitar professores e alunos para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, é coordenada pela Reconectta, um negócio social certificado pelo Sistema B dedicado a difundir valores e práticas sustentáveis nas escolas.
A professora Tamily Roedel, do Laboratório de Ciências, é a responsável pelo Movimento na EEB Norma Mônica Sabel. A comunidade escolar é convidada a se envolver ativamente nas ações propostas, destacando a natureza coletiva e participativa do projeto.
Tamily explica que a iniciativa aproxima estudantes e professores em busca de ações sobre as mudanças climáticas. “Participar dessa ação com nossos alunos é muito gratificante. Saber que estamos contribuindo para deixar os alunos mais preparados para as mudanças climáticas e redução dos impactos ao meio ambiente nos inspira a continuar cuidando do planeta”, enfatiza a professora.
Também participam da ação, estudantes de geografia com a professora Grácia Margarida Russi Prade. Em uma das atividades, eles construíram um pluviômetro em sala de aula. Além disso, estão trabalhando com o Projeto Defesa Civil na Escola, para abordar o tema de Desastres Naturais.
A partir da iniciativa, uma Mostra Científica foi marcada na unidade para o dia 19 de outubro. A ação acontece das 9h às 11h e das 14h às 16h. Diversos professores estão trabalhando atividades com os estudantes para que os trabalhos sejam exibidos no dia 19.
Como parte da adesão ao Movimento, a escola recebeu um kit institucional de comunicação para promover suas iniciativas, além de ter sua logomarca/nome destacados nas mídias especializadas do movimento. A Reconectta também oferecerá curadoria de conteúdos relacionados à educação e ação climática, assim como convites para eventos e palestras sobre o tema.
O secretário de educação, Emerson Antunes, destaca que a ação é muito importante para a unidade escolar. “Ficamos muito felizes em participar dessa iniciativa, que busca tratar da emergência climática a partir de diálogos, troca de experiências e a criação de ações sobre o tema”, destaca Antunes.
A EEB Norma Mônica Sabel se torna uma das cinco instituições em Santa Catarina a fazer parte do Movimento Escolas pelo Clima, juntando-se a um seleto grupo comprometido com a conscientização e ações práticas em prol do meio ambiente. As outras instituições em SC são:
Centro de Ensino Guroo – Rede particular em Florianópolis, SC.
Centro Educacional Dom Bosco Ltda. – Rede particular em Chapecó, SC.
Instituto Federal de Santa Catarina – Rede pública federal em Itajaí, SC.
EEF Edith Krieger Zabel – Rede pública municipal em Brusque, SC.
O que é o Movimento Escolas pelo Clima?
Visando um mundo onde todos os estudantes e educadores, em parceria, se sintam responsáveis e capazes de agir na busca de soluções para a emergência climática, o movimento Escolas pelo Clima é uma comunidade práticas na qual escolas e indivíduos podem dialogar, trocar experiências e buscar inspiração para a criação de ações que visem o enfrentamento das mudanças do clima.
Conectamos educadores e estudantes, disponibilizamos curadoria em conteúdo de educação climática e damos visibilidade a escolas comprometidas com a temática, e tudo, gratuitamente. Para fazer parte dessa rede de transformação, a escola deve tornar-se signatária do movimento e assumir o compromisso de realizar ações climáticas na escola.
Fonte: PMG/ Secretaria de Educação
Foto: Divulgação