No próximo sábado, dia 23, será realizado em Blumenau o dia “D” - Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência. O evento é uma realização do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT/SC) e pela Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/SC), em parceria com a rede de inclusão, da qual a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), faz parte.
A ação, que faz parte do calendário de atividades do Setembro Branco da Inclusão, irá ocorrer no estacionamento do supermercado Sam’s Club, das 9h às 15h. Cidades como Florianópolis, Joinville, Chapecó e Itajaí também receberão o feirão.
A programação é voltada exclusivamente para pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo INSS. A meta é garantir a inclusão no mercado de trabalho, promovendo o encontro entre empresas e trabalhadores, já que existem vagas disponíveis no mercado para estes candidatos.
Além de aproximar empregadores, candidatos e entidades formadoras de mão de obra de pessoas com deficiência, também será ofertado no dia, a confecção de Carteira de Trabalho Digital.
A Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (Lei 8.213/91) prevê que as proporções para empregar pessoas com deficiência variam de acordo com a quantidade de funcionários. De 100 a 200 empregados, a reserva legal é de 2%; de 201 a 500, de 3%; de 501 a 1.000, de 4%. As empresas com mais de 1.001 empregados devem reservar 5% das vagas para esse grupo.
Fonte: PMB/ Marília Prado
Foto: Divulgação/ Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto