O II Seminário do Paradesporto de Blumenau está com inscrições abertas para uma programação completa de palestras entre os dias 19 e 20 de setembro. O seminário é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e pelas secretarias municipais de Educação (Semed) e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), por meio do Programa Paradesporto de Blumenau em parceria com a Associação de Paradesporto de Blumenau (Apesblu) e a Universidade Regional de Blumenau (Furb), com os cursos da área da saúde.
O objetivo do seminário é apresentar e discutir o cenário das práticas paradesportivas com momentos de palestras, trazendo vivências diárias e campos de atuação profissional.
"Com a promoção deste seminário em Blumenau, buscamos promover a troca de informações entre o meio acadêmico e profissional nas áreas da saúde, da educação, entre outros. Essa é uma das ações inclusivas da cidade que busca fomentar a acessibilidade em benefício das pessoas com deficiência", ressalta a secretária da Seidep, Giselle Chirolli.
Toda a programação ocorre no ginásio de esportes da Furb, nos períodos matutino e noturno. O evento é aberto para profissionais das áreas da saúde e da educação, de professores e acadêmicos, bem como do público em geral. Para participar e receber a certificação é necessário fazer a inscrição pelo site da Educação Paralímpica (CPB), no link educacaoparalimpica.org.br
As instruções sobre como concluir o cadastro para realizar a inscrição, podem ser acessadas neste link: https://www.youtube.com/watch?v=j4wf3fbWSak Ao concluir o passo a passo do tutorial o participante tem acesso à plataforma do Comitê Paralímpico Brasileiro que oferece, entre vários serviços, alguns cursos gratuitos.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato direto com a Seidep e-mail dp.seidep@blumenau.com
Confira abaixo a programação do evento:
19 de setembro - matutino:
- Palestra: Educação Paralímpica e suas possibilidades
Horário: das 8h às 9h
Palestrante: David Farias Costa, coordenador do Programa de Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro.
- Palestra: Esporte Paralímpico no Paradesporto de Blumenau
Horário: das 9h às 10h
Palestrantes: Karla Costa Liz, mestre em Educação Física pela UFSC; diretora de Paradesporto da Seidep, classificadora funcional pela Associação Nacional de Desporto para Deficiêntes e Professora no Curso de Graduação em Educação Física. Nádia Farias, pós graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde e em Psicomotricidade e Inclusão; formada em Educação Física e coordenadora do Centro de Referência de Blumenau.
- Palestra: Transtorno do Espectro Autista – TEA
Horário: das 10 às 10h20
Palestrante: Giselle Ávila, formada em Ciências Biológicas pela UNIPLAC, pós graduada em Educação Ambiental pelo IBEPX. Mãe do Pedro, um garoto de 11 anos, autista não oralizado com Apraxia de Fala e usuário de Comunicação Alternativa. Pedro foi diagnosticado aos dois anos e desde então Giselle estuda sobre o Transtorno do Espectro Autista - TEA, Apraxia de Fala na Infância - AFI, Psicomotricidade, Comunicação Aumentativa e Alternativa - CAA e Educação e Inclusão de Pessoas com Deficiência.
- Palestra: Atendimento Educacional Especializado: contribuições para o estudante com deficiência e seus familiares
Horário: das 11h20 às 12h
Palestrante: Valéria da Silva e Souza, professora da rede municipal de ensino de Blumenau. Pedagoga com Especialização em Educação Especial Inclusiva, atuando na área desde o ano de 2002. Foi coordenadora do Centro Municipal de Educação Alternativa. Atualmente atua no Atendimento Educacional Especializado.
19 de setembro - noturno:
- Cerimônia de abertura
Horário: das 18h30 às 19h
- Palestra: Paradesporto e a Interdisciplinaridade no Movimento Paralímpico
Horário: das 19h às 19h40
Palestrante: Ramon Pereira de Souza, diretor de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro.
- Palestra: Metodologia do Paradesporto de Blumenau
Horário: das 19h40 às 20h20
Palestrante: Giselle Chirolli, atua como secretária da SEIDEP; vereadora licenciada na Câmara de Vereadores de Blumenau. Foi Diretora na Secretaria na Nacional do Paradesporto do Governo Federal e idealizadora do programa de política pública do Paradesporto de Blumenau.
- Palestra: Educação Paralímpica e suas possibilidades
Horário: das 20h35 às 21h45
Palestrante: David Farias Costa, coordenador do Programa de Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro.
20 de setembro - matutino:
- Palestra: Cão-Guia Tecnologia-Assistiva
Horário: das 8h às 9h
Palestrante: Leonardo Goulart Nunes, desenvolve atividades como treinador e instrutor de mobilidade com cães-guia no Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, desde 2013. Possui mestrado em Ciências Ambientais e Saúde, especialização em Planejamento Urbano e Ambiental e Treinamento e Instrução com Cães-guia, bem como é bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás – UFG. É também autor dos livros “Ambiente Natural e Aprendizagem” (Editora Appris - 2015) e “Manual do Usuário de Cão-guia” (Editora IFC - 2022).
- Palestra: Reabilitação e Paradesporto - Qualidade de vida ou Alta performance
Horário: das 9h às 10h
Palestrantes: Fabio Mattos, fisioterapeuta, mestre e pós graduado em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, coordenador do Programa de Educação Permanente na Universidade Regional de Blumenau. Sessuana Magalhães, graduada em Fisioterapia pela UNIASSELVI, com formação em Equoterapia pela ANDE BRASIL e professora do Paradesporto de Blumenau.
- Palestra: Lesão medular - no paradesporto e na vida profissional
Horário: das 10h10 às 10h50
Palestrantes: Bruna Cristina Gomes de Araújo Daniel, graduada em Comércio Exterior; diretora de Políticas e Programas de Acessibilidade da Seidep e paratleta na Modalidade de Para Remo. Sessuana Magalhães, graduada em Fisioterapia pela UNIASSELVI, com formação em Equoterapia pela ANDE BRASIL e professora do Paradesporto de Blumenau.
- Palestra: Síndrome Down e o Paradesporto
Horário: das 10h50 às 11h30
Palestrante: Kátia Naatz, profissional de Educação Física; especialista em Fisiologia do Exercício, Educação Especial e Psicomotricidade Clínica e Relacional; foi presidente do Comitê Técnico Da Fgsc no exercício 2003-2010; membro do Comitê Técnico Cbg 2009-2012; coordenadora e técnica da Ginástica Artística Feminina de Blumenau 2001-2013; árbitra da Fig 2005-2016; coordenadora e professora da Ginástica Artística Adaptada no Programa Paradesporto Escolar de Blumenau desde 2016.
20 de setembro - noturno:
- Palestra: Projetos “Nossos Passos”
Horário: das 18h30 às 19h10
Palestrante: Renato Augusto, licenciatura plena em Educação Física pela UNIPLAC em 2009, pós graduado em Treinamento Desportivo aplicado ao Rendimento e Fisiologia pela Gama Filho (Estácio de Sá) em 2011. Atualmente é Bombeiro Militar atuando como Tripulante Operacional no Batalhão de Operações Aéreas. Idealizador do projeto nossos passos e da corrida solidária junto a AAPPM.
- Palestra: Profissional de Educação Física e o primeiro contato com a pessoa com deficiência
Horário: das 19h10 às 19h50
Palestrante: Karla Costa de Liz, mestre em Educação Física pela UFSC em 2017; diretora de Paradesporto da Seidep; classificadora funcional pela Associação Nacional de Desporto para Deficiêntes e Professora no Curso de Graduação em Educação Física.
- Palestra: Falando de Inclusão
Horário: das 20h15 às 20h55
Palestrantes: Carlos Roberto de Oliveira Nunes, doutor em Psicologia (USP), docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Regional de Blumenau. Rityely Aline Moura da Silva, servidora pública; psicóloga formada pela Universidade Federal do Pará UFPA; mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela mesma Universidade Especialista em Psicologia Clínica pela FacuMinas; pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela UNIP.
- Palestra: Nutrição e Autismo
Horário: das 21h às 21h40
Palestrante: Maria Eduarda Magnani, formada em Nutrição pela Furb, tem se especializado nos últimos anos em atendimentos infantis com foco em crianças com deficiência e Transtorno de Espectro Autista. Tem formação em Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada), Terapia Alimentar e cursos de Seletividade Alimentar. Atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde (GIPS) da FURB.
Fonte: PMB/ Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto
Foto: Divulgação