noticias283 Seja bem vindo ao nosso site Radio Mais Mega!

Notícias

Mais de 17,3 mil procedimentos foram realizados no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher em um ano

Serviço oferece atendimento especializado nas áreas de ginecologia geral, obstetrícia, mastologia, enfermagem e psicologia

Publicada em 06/09/23 às 09:02h - 13 visualizações

Radio Mais Mega


Compartilhe
Compartilhar a noticia Mais de 17,3 mil procedimentos foram realizados no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher em um ano  Compartilhar a noticia Mais de 17,3 mil procedimentos foram realizados no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher em um ano  Compartilhar a noticia Mais de 17,3 mil procedimentos foram realizados no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher em um ano

Link da Notícia:

Mais de 17,3 mil procedimentos foram realizados no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher em um ano
Mais de 17,3 mil procedimentos foram realizados no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher em um ano  (Foto: Marcelo Martins/ PMB)
O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), serviço oferecido pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), presta assistência e atendimento especializado nas áreas de ginecologia geral, obstetrícia, mastologia, enfermagem e psicologia. Em 2023, o Caism completa 11 anos de atividades, compartilhando os números realizados de outubro de 2022 até setembro de 2023. Foram mais de 17,3 mil atendimentos. Desse total, 277 cirurgias ginecológicas e 12 mastologias gerais; 11.917 consultas, 288 biópsias de colo uterino e 228 inserções de Dispositivo Intrauterino (DIU). A média de atendimento é de 1 mil pacientes por mês.

O acesso ao Caism acontece por meio da unidade de saúde de referência do paciente, via Sistema Nacional de Regulação (SisReg). No local são oferecidos exames, consultas e procedimentos diversos de prevenção ao câncer do colo de útero, vagina, vulva e mamas, como biópsias, cauterizações, colposcopias, e, também, inserção e retirada do DIU, pré-natal, planejamento familiar, auriculoterapia e atendimentos psicológicos. 

A vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, diz que o objetivo do serviço é a promoção da qualidade de vida, principalmente, da população feminina. “É muito importante termos um espaço que estimula o conhecimento sobre os direitos na área da saúde, sexualidade e cuidados com o corpo, além de desenvolver ações específicas de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, especialmente, para as mulheres”, acrescenta.

O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, comenta a importância do trabalho realizado pelo Caism. “Além do atendimento de qualidade, a equipe oferece às pacientes diversas orientações, entre elas, relacionadas ao planejamento familiar, buscando ressaltar o valor do compartilhamento da informação.”

A equipe do Caism é formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, ginecologistas, cirurgiões, psicólogos e coordenação. O serviço fica anexo ao AGF Centro, na República Argentina, 2.077, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
 

Fonte: PMB/ Elaine Malheiros
Foto: Marcelo Martins



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55)47988967841

Visitas: 55895
Usuários Online: 843
Copyright (c) 2024 - Radio Mais Mega
Converse conosco pelo Whatsapp!