A partir da 0h desta terça-feira, dia 5, a fiscalização eletrônica iniciou a validação de infrações aos motoristas que excedem a velocidade, avançam o sinal e/ou param sobre a faixa no trânsito de Blumenau. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que iniciou a fiscalização no dia 29 de agosto, como período de teste, registrou 6.609 infrações até a 0h desta terça-feira, dia 5.
As infrações
- 79% são caracterizadas como “transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%”, infração média;
- 17,2% são por transitar em velocidade superior à máxima permitida entre 20% e 50%, com infração grave;
- 2,2% foram por avanço de sinal vermelho no semáforo, infração gravíssima;
- 1,5% por transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 50%, com infração gravíssima;
- E 0,2% por parar na faixa de pedestres, caracterizada como infração média.
As três vias com maior índice por registro de infrações, nesta primeira fase, foram, na sequência, as ruas Antônio da Veiga, São Paulo e Itajaí. Com o registro específico de: 3.035, 2.673 e 310 infrações, respectivamente.
No momento são 19 pontos ativos, com 52 faixas fiscalizadas. A ativação total, das 148 faixas com fiscalização prevista, ocorrerá em etapas. Diante disso, a empresa responsável pelo serviço segue implantado, calibrando e aferindo os demais equipamentos para o início da fiscalização.
Os inícios das próximas fases serão comunicados previamente pela Prefeitura de Blumenau, assim como ocorreu na primeira etapa. O investimento para o retorno da fiscalização de velocidade em Blumenau é de R$ 8 milhões anuais com foco no aumento da segurança da população.
Fonte: PMB/ Eduarda Loregian
Foto: Michele Lamin