O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau será um dos destaques durante o 51º Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE, que acontecerá de 18 a 22 de setembro na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais. Isso ocorre porque Janor Fernandes André, químico da autarquia, foi escolhido para apresentar o seu trabalho técnico intitulado "Fator Empírico de Floculação Operacional (FEFO)".
O FEFO tem como objetivo ser uma referência para os operadores das Estações de Tratamento de Água em Blumenau, contribuindo para a determinação do ponto ideal de floculação da água e evitando interrupções no abastecimento à população. A Estação de Tratamento de Água (ETA) II foi o foco deste estudo, uma vez que ainda não dispõe de um sistema automatizado de dosagem do coagulante, sendo o Policloreto de Alumínio – PAC 10 – dosado manualmente.
É comum ocorrerem alterações repentinas na turbidez da água bruta devido às chuvas constantes, o que afeta o processo de floculação. Além disso, a ETA II também enfrenta o desafio da redução repentina da turbidez. Para o estudo, durante dois anos, foram mensurados diariamente os valores de pH da água bruta na entrada da ETA, bem como o pH da água coagulada e a turbidez da água bruta.
Os resultados do estudo estão sendo aplicados na ETA II. "A tabela que contém os valores de referência está sendo utilizada para determinar o ponto ideal de floculação, mantendo o pH da água coagulada dentro do intervalo proposto, o que evita escassez de água para a população, reduz o desperdício de produtos químicos e torna o processo de tratamento de água potável mais sustentável", explica Janor.
Michael Schneider, diretor-presidente do Samae, acredita que a seleção do trabalho do servidor Janor Fernandes André pela comissão do 51º CNSA demonstra a importância de buscar soluções para os problemas dentro da autarquia. "Esta é uma oportunidade para demonstrar a dedicação e as iniciativas de nossos servidores em contribuir para a regularidade do abastecimento de água às famílias de nossa cidade", afirma.
Os organizadores do evento esperam receber mais de 3 mil congressistas. O 51º CNSA proporcionará discussões técnicas em nível nacional e internacional sobre temas como água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. Além disso, contará com a presença de autoridades dos governos federal e estadual para debates relevantes para o país, e simultaneamente acontecerá a feira nacional do setor, com expositores nacionais e internacionais.
Fonte: PMB/ Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto
Foto: Divulgação/Trabalho selecionado do químico Janor Fernandes André