Os candidatos inscritos no processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares iniciaram nesta terça-feira, dia 1º, a campanha eleitoral. São 40 candidatos que estão habilitados no processo e concorrem a 15 vagas, que serão distribuídas entre as três unidades de Conselhos Tutelares de Blumenau para o mandato com início em janeiro de 2024.
A Comissão Especial do Processo de Escolha realizou uma reunião nesta segunda-feira, dia 31, com todos os candidatos para orientá-los sobre a campanha eleitoral. Eles podem utilizar diversos meios, como debates, entrevistas, internet e distribuição de material gráfico, de forma que as atividades não perturbem a ordem pública ou a particulares. Se os candidatos não seguirem as regras de campanha, poderão sofrer penalidades conforme previsto na legislação e no edital do processo.
O processo de escolha irá acontecer no dia 1º de outubro e todos os cidadãos maiores de 16 anos, inscritos como eleitores no Município de Blumenau e em dia com suas obrigações eleitorais, poderão votar para conselheiro tutelar. O eleitor deve apresentar um documento oficial com foto e poderá votar em apenas um candidato, sendo que esse voto é direto, secreto e intransferível. Os locais de votação serão divulgados a partir do dia 1º de setembro.
O voto no processo de escolha do Conselho Tutelar é facultativo, ou seja, não obrigatório. Porém é um ato significativo considerando que, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, todo cidadão é responsável pela mobilização popular em torno da causa da infância e da juventude. É importante que os eleitores conheçam os candidatos e o papel do conselheiro tutelar para que possam fazer a melhor escolha.
Os conselheiros tutelares atuam na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes e agem sempre que há alguma ameaça ou violação, seja pela sociedade, Estado, pais, responsáveis, ou em razão de sua própria conduta. Os conselheiros também realizam ações preventivas, fiscalizando entidades e mobilizando a comunidade para a promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
Confira a lista dos candidatos e seu número de votação:
105 - Acelino Roberto da Silva Wolff
101 - Aline de Farias da Silva
149 - Ana Maria da Conceição Marques Monteiro
121 - Antonio Ademir de Cordova
144 - Beatrice da Silva
151 - Camila Gonzaga da Luz Rocha
112 - Cicleide Golçalves Souza
139 - Cintia Ferraz Mateus
150 - Claudia de Andrade Guerrero
156 - Claudio Almeida Tavares
125 - Dâmaris Cidral
111 - Diane Deschamps Machado
155 - Diego Strutz da Rocha
120 - Ednalda Camilo de Sousa dos Santos
102 - Emerson Felippi
104 - Eneias Staroski Nunes
126 - Fernanda Sarita Tribess
118 - Jaqueline Cassia Mette
106 - Joice Carla Stropoli Schramm
159 - Josiane da Silva Martins Ewald
134 - Josiane Rodrigues Haack
143 - Karine da Invenção Rocha de Souza
110 - Leize Fraga Moritz
117 - Luana Peron dos Santos da Silva
147 - Marcia Rosangela Marchetti Setter
115 - Maria Amália Rautt
119 - Marivani Gobbi de Souza
133 - Miriam Regina Maier
152 - Mônata Francini Constantino
138 - Neusa Lisiane Martins
157 - Nívea Marques Firmo Weigmann
107 - Orides Schanaider
109 - Paulo Cesar Dittrich
114 - Priscila Gilinski Machado
113 - Rafael Miguel Borges dos Santos
116 - Robson Luis Correa Soares
122 - Sandra Terezinha Buri
153 - Simone Marthendal da Silva Coelho
123 - Susan Schultz Sousa
103 - Zenaide Pereira de Almeida Kwirant
Todo o Processo de Escolha, bem como as regras para a propaganda eleitoral estão detalhados no edital CMDCA nº 001/2023, publicado em 3 de abril deste ano no Diário Oficial dos Municípios. Ele está disponível no site para consulta.
Fonte: PMB/Anna Clara Uliano
Foto: Divulgação/ Secretaria de Desenvolvimento Social