A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) participou na quarta-feira, dia 5, de reunião com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Badenfurt e região. O objetivo foi falar dos serviços ofertados pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Diretoria de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social, para a população em situação de rua. A reunião foi realizada na Associação de Moradores e Amigos do Badenfurt (Amaba), e contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Morastoni Sasse, e representantes da Policia Militar (PMSC), dos Bombeiros (CBMSC), do Conseg, da Amaba e da comunidade local.
Durante o encontro, a secretária apresentou uma série de serviços realizados dentro da política de Assistência Social. “Ainda existem muitas dúvidas em relação ao atendimento deste público e qual é o papel nesse trabalho, que não é segurança pública e sim de proteção social. É muito importante e salutar participar de reuniões como essa para levar as informações corretas, esclarecer dúvidas e mobilizar as comunidades para que, a partir desta elucidação, a população possa acionar a Assistência Social com mais assertividade e agilidade”, afirmou Patrícia.
Blumenau possui uma das mais completas estruturas de média e alta complexidade para atender de forma integrada essa demanda do município, por meio de equipamentos específicos como a Abordagem Social, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e o Abrigo Municipal (Amblu).
Estes equipamentos são compostos por equipes técnicas especializadas que trabalham de forma humanizada e segura, visando resgatar a autoestima dessa população, além de intervir em casos de alcoolismo e drogadição, com encaminhamentos a Comunidades Terapêuticas.
“Poucos municípios possuem essa estrutura que Blumenau dispõe, no qual o cidadão, quando se depara com uma pessoa que está em situação de rua pode acionar o serviço. E uma vez atendido este morador de rua receberá um atendimento técnico e qualificado que tem por objetivo a emancipação deste indivíduo e do resgate de vínculos familiares e comunitários, tão importantes para contribuir no exercício da cidadania”, completou Patrícia.
Fonte: PMB/ Emerson Jose Geraldo
Foto: Divulgação/ Secretaria de Desenvolvimento Social