No início de junho, Blumenau esteve
presente no 7° Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (Rbot), em São Luís, no Maranhão. Na oportunidade, a cidade foi escolhida para sediar o evento em 2025. O Encontro é de extrema importância para o setor, pois reúne cerca de 60 observatórios de turismo brasileiros, com diferentes configurações, desde governos municipais ou estaduais, até universidades, com o intuito de compartilhamento de dados, metodologias e experiências a fim de melhorar o turismo de nossas localidades e do Brasil..
O evento tem ainda como objetivo reunir pesquisadores da área para dialogar sobre a importância de estudos e levantamento de dados na construção de políticas públicas de turismo no país. Além disso, fomentar o turismo planejado e gerido com base em dados, o que contribuiu de forma significativa para a troca de experiências e conhecimentos e permitiu estruturar a metodologia utilizada pelos turismólogos da Secretaria de Turismo e Lazer.
Durante o evento em São Luís, a equipe da Secretaria de Turismo e Lazer apresentou a cidade para os participantes e palestrantes de vários estados brasileiros, possibilitando amplo aprendizado, além de grandes trocas de experiência e conhecimento com relação ao turismo. Bem como, defendeu a candidatura da cidade para sediar o evento, o que foi conquistado para 2025.
O prefeito Mário Hildebrandt ressalta a felicidade em receber o evento. “Blumenau é um grande polo turístico e receber um Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo fomenta ainda mais este segmento. Estamos muito felizes pela oportunidade e em 2025 estaremos prontos para apresentar o município aos visitantes”, afirma.
“Estar presente em um evento como esse é sempre muito importante para o turismo. Junto do compartilhamento de experiências que ocorre durante este período, conseguimos encontrar tópicos a serem melhorados no nosso Observatório de Blumenau. Dessa forma, podemos melhorar ainda mais a ferramenta que é nova na cidade, mas já exerce fundamental importância na nossa gestão”, completa o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.
O Observatório de Turismo de Blumenau
A ferramenta, que está disponível no site do turismo de Blumenau, consiste no levantamento de dados primários e secundários confiáveis, que são coletados junto ao trade e agentes que fazem parte da cadeia turística.
O trabalho de levantamento de dados no Observatório de Turismo de Blumenau ocorre desde janeiro de 2020 e conta com a parceria de entidades do setor, assim como do trade turístico local, que contribuem com indicadores importantes para a criação de uma série histórica de dados, permitindo a análise e cruzamento de informações. A implementação desta ferramenta é uma das ações do Plano Municipal de Turismo (PMT).
No total são 53 atividades monitoradas, divididas em cinco categorias: hospedagem, alimentação, transporte, agências de viagens e atividades culturais, desportivas e recreativas. O Observatório de Turismo de Blumenau usa ferramentas que proporcionam uma leitura dinâmica das informações, por meio do Power BI, assim como boletins informativos.
Nova diretoria
Durante o 7° Encontro da RBOT, o turismólogo Charlei Soethe, da Secretaria de Turismo e Lazer e do Observatório de Blumenau, foi eleito diretor financeiro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo. A decisão ocorreu durante a assembleia geral para a gestão 2023-2025.
O turismólogo encara o desafio com expectativas positivas para o futuro. “É uma grande responsabilidade representar Blumenau perante uma entidade que contribui tanto para o fortalecimento do turismo de todo o país. Será um grande desafio e estou confiante que a experiência vai agregar muito para estruturarmos ainda mais o nosso Observatório e, com isso, colocar nossa cidade ainda mais em evidência no cenário turístico nacional”, explica.
Fonte: PMB/ Secretaria de Turismo e Lazer
Foto: Divulgação/PVG