A Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) abre a partir da próxima semana, o processo seletivo para recrutamento de voluntários em Blumenau. A seleção tem 50 vagas disponíveis e tem como objetivo principal atrair a participação da sociedade civil em atividades específicas de Defesa Civil. Seja em situações de emergência ou não, atuando de forma a auxiliar o corpo técnico da secretaria, a fim de evitar e minimizar consequências desastrosas.
O período para inscrições fica aberto entre 22 de maio e 9 de junho e o edital está disponível no formulário eletrônico no endereço: https://docs.google.com/document/d/1UJ6auped-xi6LXwKa_2kGTCfqI3neydX/edit?usp=sharing&ouid=112209577221759161381&rtpof=true&sd=true
Entre as 50 vagas disponíveis, estão sendo recrutados os seguintes profissionais: engenheiros (13); geólogos (2); geógrafos (2); geomorfológicos (2); telefonistas (6); vigilantes (7); farmacêuticos (2); eletricistas (2); biólogos (2); psicólogos (2); arquitetos (2); enfermeiro (1); técnico de enfermagem (1); médicos (2); veterinário (2); designer (1) e nutricionista (1).
Os voluntários selecionados passarão por um curso que atende os critérios das Leis Federais 12.608/2012 e 9.608/1998. A carga horária é de 40 horas para adquirir conhecimentos básicos nas áreas de Proteção e Defesa Civil, assim como as ações nas quais a Defesa Civil de Blumenau atua, que inclui: Prevenção; Mitigação; Preparação; Resposta, Recuperação e Reconstrução, Avaliações de risco, Noções de Geologia, Noções de Meteorologia e Programas Educacionais.
As vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição, sendo preferencialmente destinadas aos candidatos que residam, trabalhem ou estudem no município de Blumenau.
O secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, reforça a importância deste apoio da comunidade para momentos de atenção. “A Defesa Civil já conta com um qualificado corpo técnico, além dos demais órgãos de proteção que muito nos auxiliam em situações de crise. Mas ter estes voluntários específicos de cada área nos ajuda a cada vez melhor acomodar os necessitados e por fim, dar os devidos encaminhamentos que cada situação exige”, avalia.
Fonte: PMB/ Fernando Gonzaga
Foto: Divulgação/ Secretaria de Defesa Civil