Um grupo de 43 adolescentes entre 14 e 17 anos de idade concluíram nesta segunda-feira, 15, as capacitações do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) ofertado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
A cerimônia de formatura foi realizada no auditório do CIEE e contou com as presenças da vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, da secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Patrícia Morastoni Sasse, do secretário Municipal de Educação Alexandre Matias e demais autoridades convidadas.
Criado início em 2005, o PIT já formou ao longo destes 18 anos, mais de 8 mil adolescentes. Em 2023, mais de 100 estudantes já foram beneficiados com o programa. Dos 43 estudantes formados na noite desta segunda- feira, 32 deles foram encaminhados para vagas de aprendizagem e estágios.
“Os adolescentes que concluíram a capacitação do PIT estão mais preparados para as oportunidades de trabalho em futuro bem próximo. É por isso que a Prefeitura de Blumenau firmou essa parceria com o CIEE para investir na qualificação profissional dos nossos jovens. Programas como esse, incentivam os jovens a buscarem os seus sonhos e objetivos, e a nossa gestão oferece uma educação de qualidade seja com as nossas escolas bilíngües, seja com cursos de qualificação”, afirmou a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar.
Mantido com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) em um investimento que supera R$ 90 mil por ano, o PIT conta com uma carga horária de 60 horas, e conteúdos programáticos relacionadas ao Mundo do Trabalho, o Programa de Iniciação ao Trabalho tem por objetivo preparar os adolescentes para uma carreira profissional através de treinamentos sobre marketing pessoal, processo seletivo, postura profissional. Os jovens também receberam instruções técnicas sobre o funcionamento empresas, além de orientações para seleções de vagas de estágio e jovem aprendiz.
Como participar do PIT
As famílias interessadas em inscrever adolescentes entre 14 e 17 anos no Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT), devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de referência do seu bairro, ou entrar em contato com a Gerência de Inclusão Social da Semudes pelos telefones (47) 3381-6619, (47) 99259-5660 ou ainda por Whatsapp no número (47)99162-4580. O atendimento do CRAS consiste em avaliações socioeconômicas, tais como a necessidade de vale transporte para o estudante, inclusão da família no Cadastro Único e preenchimento da intenção de vaga PIT.
Já a equipe da Gerência de Inclusão Social (GIS) faz a identificação de disponibilidade de vagas por turma e faz a inscrição dos adolescentes no programa. A GIS também acompanha os adolescentes e suas famílias durante o período do curso e após nas demandas do Mundo do Trabalho.
Fonte: PMB/ Emerson Jose Geraldo
Foto: Divulgação/ Secretaria de Desenvolvimento Social