noticias914 Seja bem vindo ao nosso site Radio Mais Mega!

Notícias

Pesquisa sobre Edith Gaertner será apresentada em três ações gratuitas

Projeto contemplado no Prêmio Herbert Holetz prevê palestra, contação de história e oficina de teatro.

Publicada em 17/04/23 às 17:11h - 14 visualizações

Radio Mais Mega


Compartilhe
Compartilhar a noticia Pesquisa sobre Edith Gaertner será apresentada em três ações gratuitas  Compartilhar a noticia Pesquisa sobre Edith Gaertner será apresentada em três ações gratuitas  Compartilhar a noticia Pesquisa sobre Edith Gaertner será apresentada em três ações gratuitas

Link da Notícia:

Pesquisa sobre Edith Gaertner será apresentada em três ações gratuitas
Pesquisa sobre Edith Gaertner será apresentada em três ações gratuitas  (Foto: Divulgação)
O resultado da pesquisa Edith Gaertner: de Memórias e Esquecimentos será apresentado em três ações culturais gratuitas ofertadas para a comunidade. O trabalho foi executado com patrocínio da prefeitura, por meio do Prêmio Herbert Holetz, do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC). O projeto contemplado no edital de concurso nº 04/2019, na área Museus e Espaços de Memória, começa a ser apresentado a partir desta quarta-feira, dia 19 de abril.

A proponente do projeto, a escritora Rosane Magaly Martins, percebeu a lacuna de informações sobre a vida de Edith (nascida em 1882), uma mulher que se diferenciou das demais na Blumenau Colônia. Edith já fazia suas “selfies”        (autorretrato fotográfico) em 1920, e hoje ela (sua reinterpretação) está nas redes sociais, com o Instagram @edith_gaertner.

Edith Gaertner atuou como atriz na Europa, nunca se casou, não teve filhos, era sobrinha-neta do fundador da cidade e doou sua residência para o município (hoje transformada em Museu da Família Colonial). “Sobre sua mãe e pai, Rosalie e Victor Gaertner, existem no Arquivo Histórico de Blumenau documentos e informações, porém sobre sua filha curiosamente os registros e documentos são poucos, quase nenhum”, destaca Rosane Martins. “O projeto tenta preencher as lacunas na história de Edith, que seria a idealizadora do Cemitério de Gatos localizado no Horto Botânico do Museu da Família Colonial”.

Linha do tempo

A atriz atuou em palcos europeus e, ao retornar para Blumenau, optou por uma vida discreta e silenciosa. “Além da busca por informações, foi produzida a linha do tempo e colorizações artísticas no acervo fotográfico de Edith, por Persephone Pepper, parceira na execução do projeto”, diz Rosane Martins. “Quando visitamos o Museu da Família Colonial para conhecer Edith, o que ouvimos foi uma resumida história de forma bem menos glamourosa do que a apresentação do Cemitério de Gatos, um atrativo turístico da cidade”.

Entre inconsistências e divergências, a pesquisa buscou achados e suposições mais próximas da história de Edith. “Ela não teria ficado 20 anos na Alemanha, mas 13; não foi sucesso absoluto nos palcos europeus, recebendo críticas negativas por suas interpretações; não estudou por quatro anos na Academia de Arte Dramática de Berlim, mas sim num curso noturno de curta duração, numa escola privada”, comenta. “Há também o preenchimento das histórias do relacionamento de Edith com Renata Rohkohl Dietrich, com seus familiares e o conturbado final de sua vida. Nos eventos será apresentada a linha do tempo, desde antes da fundação de Blumenau. Serão expostas as intervenções artísticas nas fotografias de Edith e revelados alguns achados sobre sua vida”.

Saiba mais

Palestra e exposição de obras: Edith Gaertner: de memórias e esquecimentos, com a escritora Rosane Magaly Martins

Quando: quarta-feira, dia 19 abril

Horário: 14h

Local: Museu da Família Colonial (Alameda Duque de Caxias, 78, Centro)

Evento gratuito e aberto à comunidade, voltado a jovens (acima 16 anos)

Sugere-se a doação de roupas ou alimentos para serem entregues às mulheres em vulnerabilidade

Contação de histórias e exposição de obras: Edith Gaertner, com a escritora Rosane Magaly Martins

Quando: quinta-feira, dia 20 abril

Horário: 14h

Local: Cemitério dos Gatos (Alameda Duque de Caxias, 78, Centro)

Evento gratuito voltado a adultos, jovens e crianças (acima de 8 anos)

Sugere-se a doação de roupas ou alimentos para serem entregues às mulheres em vulnerabilidade

Oficina de teatro De Memórias e Reinvenções

Ministrante: Persephone Pepper

Quando: quinta-feira, dia 20 abril

Horário: 19h

Duração: duas horas

Local: Auditório Carlos Jardim, da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais (Rua XV de Novembro, 161, Centro)

Evento gratuito e aberto à comunidade, voltado a jovens, adultos e pessoas idosas

Sugere-se a doação de roupas ou alimentos para serem entregues às mulheres em vulnerabilidade


Fonte: PMB/ Sérgio Antonello
Foto: Divulgação



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55)47988967841

Visitas: 55134
Usuários Online: 121
Copyright (c) 2024 - Radio Mais Mega
Converse conosco pelo Whatsapp!