Na segunda-feira, 10, aconteceu no auditório do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Palhoça, uma reunião e palestras com o tema “Segurança no ambiente escolar” para os oficiais dos quatro batalhões pertencentes a circunscrição do 11º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM).
A reunião iniciou com a palavra do comandante do 11º CRPM, coronel Cleber Pires, dando ênfase a necessidade de ampliação do policiamento nas escolas de nossa região, bem como apoio com palestras e treinamento ao corpo docente.
Posteriormente, o comandante da 1º companhia do 24º BPM, capitão Jorge Augusto de Souza Martins, ministrou uma palestra sobre "Atirador ativo", ressaltando a importância da aplicação do protocolo “Fugir - Esconder – Lutar” como resposta em incidentes de atirador ativo.
Seguindo as palestras aos presentes, o comandante da 3º companhia do 10º BPM, capitão Rodrigo Geraldo Siedschlag, apresentou como tema o projeto de segurança escolar: “Prevenção e reação às situações envolvendo atirador ativo em ambiente escolar”.
Por fim, a subchefe da Secretaria de Programas Institucionais (SPI), tenente Karla Beatriz Lima de Pontes Medeiros, abordou sobre o programa Rede de Segurança Escolar e atuação da Policia Militar de Santa Catarina.
O comandante do 11º CRPM, coronel Cleber Pires, encerrou a reunião enfatizando a importância do tema e a necessidade de ampliar a presença policial militar e a orientação dos estabelecimentos de ensino para a melhoria da sensação de segurança na comunidade escolar, alunos, pais, professores e funcionários.
“O conteúdo das palestras, as experiências relatadas e as sugestões apresentadas no evento serão encaminhadas ao Estado-Maior-Geral da corporação para subsidio e alinhamento da ação “Minha Escola” e ao protocolo de atendimento para ocorrências de “Terrorismo doméstico com múltiplas vítimas”.
Participaram da reunião os oficiais da área do 11º CRPM, sendo o 7º Batalhão de Polícia Militar, em São José, o 24º BPM, em Biguaçu, o 16º BPM, em Palhoça, e o 37º BPM, em Santo Amaro da Imperatriz. Além disto, oficiais do Estado-Maior-Geral, da Secretaria de Programas Institucionais (SPI) e da Academia de Policia Militar da Trindade (APMT).
Fonte: PMSC
Por 3º Sargento Julcimara Mendes Gonçalves Paulo