Não foram poucos os percalços no caminho da Prefeitura de Blumenau até a conclusão do Terminal Oeste. Situações que se estenderam muito mais do que o tempo previsto, como desapropriações, detonação de rochas e implantação de uma nova galeria de drenagem. Por fim, a rescisão contratual que culminou com a paralisação da obra até o desfecho de um novo processo licitatório.
Mas em 18 de abril de 2022, a partir da nova ordem de serviço assinada pelo prefeito Mário Hildebrandt, a história ganhou um novo rumo. Quase 12 meses após o ato de retomada da obra, foi descerrada a placa inaugural daquele que será muito mais do que um local para embarque e desembarque de passageiros - é um novo espaço de lazer e convivência para a comunidade.
O denominado Terminal Rodoviário Urbano Walter Daniel Becker, no bairro Água Verde, será uma nova ligação com os demais terminais de ônibus e deve beneficiar cerca de 5 mil usuários do transporte coletivo por dia. Mas não é só isso, pois o município buscou agregar ainda mais valor ao projeto, incluindo no terreno anexo também uma área de lazer. A Praça Comendador George Buatim é um local para convívio social, com playground, duas quadras esportivas, academia ao ar livre, pista de caminhada, pet place e a novidade - o skatepark.
“Pensamos e projetamos este lugar como um espaço multiuso, de serviços e lazer, onde a comunidade fará o deslocamento por meio do transporte coletivo, mas também, poderá desfrutar de momentos de lazer, com sua família e com seus vizinhos. As dificuldades encontradas aqui não foram poucas, mas o que temos de valorizar é que nossa equipe superou cada uma delas e agora finalizamos todo essa trajetória com a entrega desta estrutura”, reforça o prefeito Mário Hildebrandt. O novo terminal entra em operação no dia 2 de abril.
Rota de Lazer
O ato de entrega do terminal e da praça também proporcionou à comunidade neste domingo (26) uma rota de lazer com diversas atrações. Apresentações culturais, artísticas e esportivas, além da Feira de Artesanato e alguns serviços públicos como Procon Móvel, credenciamento de idosos ao sistema da Blumob, entre outros, trouxeram vida ao espaço, que até então era ocupado por máquinas e operários.
Fonte: PMB/ Fernando Gonzaga
Foto: Marcelo Martins