A Banda Municipal de Blumenau completa 61 anos nesta terça-feira, dia 21 de março. Ao longo da trajetória, os músicos colecionam participações em atividades na cidade e em outros municípios catarinenses. Já levaram animação para festas públicas tradicionais, aberturas das temporadas de exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) e para as ações didáticas nas escolas públicas. Além dessas atividades, promovem ensaios ao ar livre na Praça Bertha Repsold Blumenau, que fica em frente ao Mausoléu do fundador da cidade. Outro palco utilizado para afinarem a voz e os instrumentos é o renovado Auditório Carlos Jardim, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC).
O repertório é variado, e contempla músicas populares, clássicos internacionais e MPB. Nas festas típicas alemãs, a banda se transforma para executar temas germânicos que embalam os setores da Vila Germânica e animam as ruas da cidade. Entre os artistas nacionais e internacionais, fazem parte do repertório trabalhos de João Bosco, Elis Regina, Eros Ramazzotti, Beyoncé e Tina Turner, além de grandes nomes do rock mundial.
Presença em eventos
A Banda Municipal de Blumenau foi criada em 21 de março de 1962 pelo Decreto 412, com a finalidade de desenvolver ações no segmento cultural na área da música. Já formou diversos profissionais que atuam no Exército, Marinha e Aeronáutica, além de professores regentes de bandas e fanfarra de Blumenau e região. “É uma banda reconhecida pela qualidade musical e pela versatilidade que nos enche de orgulho e alegria em todas as épocas do ano e que tem formado inúmeros músicos aos longos destas décadas”, salienta o secretário municipal de Cultura, Sylvio Zimmermann Neto.
Atualmente a banda conta com 22 integrantes e participa dos principais eventos da cidade: Vila de Páscoa, Festfolk, Feira da Amizade, desfiles de 2 e 7 de setembro, Oktoberfest e Magia de Natal. “Leva cultura e alegria para eventos e cerimoniais do Poder Público, além de apresentações em escolas públicas com o projeto Concerto Didático”, destaca o maestro João Carlos.
Fonte: PMB/ Sérgio Antonello
Foto: Luiz Zimmerman/Divulgação