noticias891 Seja bem vindo ao nosso site Radio Mais Mega!

Notícias

Mais de 1,1 mil bebês prematuros foram beneficiados pelo serviço do Banco de Leite Humano de Blumenau em 2022

No último ano, a estrutura, que é referência no Médio Vale do Itajaí, contou com a contribuição de cerca de 600 mulheres

Publicada em 11/02/23 às 09:37h - 7 visualizações

Radio Mais Mega


Compartilhe
Compartilhar a noticia Mais de 1,1 mil bebês prematuros foram beneficiados pelo serviço do Banco de Leite Humano de Blumenau em 2022  Compartilhar a noticia Mais de 1,1 mil bebês prematuros foram beneficiados pelo serviço do Banco de Leite Humano de Blumenau em 2022  Compartilhar a noticia Mais de 1,1 mil bebês prematuros foram beneficiados pelo serviço do Banco de Leite Humano de Blumenau em 2022

Link da Notícia:

Mais de 1,1 mil bebês prematuros foram beneficiados pelo serviço do Banco de Leite Humano de Blumenau em 2022
Mais de 1,1 mil bebês prematuros foram beneficiados pelo serviço do Banco de Leite Humano de Blumenau em 2022  (Foto: Marcelo Martins)

Fazer o bem, sem olhar a quem’. O ditado popular faz muito sentido no caso do trabalho do Banco de Leite Humano (BLH) de Blumenau, que só é possível graças à solidariedade das mães. No último ano, 1,1 mil bebês prematuros foram beneficiados com o serviço da unidade, que é referência no Médio Vale do Itajaí. O espaço contou com a contribuição de cerca de 600 mulheres, que doaram, em 2022, mais de 2,2 mil litros de leite materno.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da amamentação e seus benefícios, todo início de ano, a equipe do BLH trabalha para manter o estoque em dia, fazendo a captação de doadoras. A coordenadora do espaço, Cristiana Menezes, destaca que há muita instabilidade no número de doadoras, que por várias razões, deixam de doar. “Como a duração das doações pode variar, ocorrendo por dias, semanas ou até meses, nós estamos sempre precisando de mais doadoras comprometidas em colaborar com a recuperação dos bebês hospitalizados e que são beneficiados pela doação”, afirma Cristiana.

Quero ser doadora

Para se tornar uma doadora, a mulher deve entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Blumenau de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para quem preferir o atendimento pelo Whatsapp, o contato é o (47) 3381-7570. Após o cadastro, a equipe do Banco de Leite agenda uma visita na casa da doadora para passar as instruções sobre o processo de extração e conservação do leite.

Semanalmente, a equipe do BLH visita as doadoras, recolhe o leite doado e leva o material necessário para a doação, como frascos esterilizados, touca e máscara, e presta todas as orientações necessárias sobre a coleta e o armazenamento do líquido.

Atualmente, em média, 100 doadoras recebem, mensalmente, a visita da equipe do Banco de Leite para a coleta.

“O leite materno doado contribui com a saúde e o desenvolvimento, sobretudo, dos bebês prematuros. Além disso, a produção de leite humano obedece à lei da demanda, ou seja, quanto mais leite é retirado (para doação ou sugado pelo bebê), mais é produzido”, comenta Cristiana.

A doadora Larissa Montagna Kormann diz que é muito gratificante fazer a doação. “É recompensador saber que eu posso ajudar essas mães e esses bebês com a minha contribuição.”

Critérios para doação

O Ministério da Saúde (MS) preconiza que a mãe e o bebê devem ser saudáveis e não terem problemas com a amamentação. Apresentar excesso de leite e estar disposta a extrair e doar o excedente, também são critérios avaliados pelo MS. A candidata a doadora não pode ser fumante e usuária de álcool ou drogas ilícitas, ou, ainda, medicamentos incompatíveis com a amamentação; e deve apresentar os exames pré e pós-natal, compatíveis com a doação de leite humano.

“Toda mulher saudável, que esteja amamentando, e que se enquadre nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde pode doar. O leite materno doado passa pelo controle de qualidade antes de ser disponibilizado para os hospitais Santo Antônio e Santa Catarina, aqui de Blumenau, e o Azambuja, de Brusque”, comenta a coordenadora do Banco de Leite Humano.

Atendimento integrado

Há 25 anos, o serviço prestado pelo BLH vai além da doação de leite. A estrutura conta com enfermeiras, técnicas de enfermagem, médicas-pediatras, psicólogas, odontopediatras, farmacêuticas bioquímicas e agentes administrativos, oferecendo atendimento integrado, justamente no período em que as mães estão com muitas dúvidas em relação aos cuidados com a criança.

A unidade oferece, também, formação em aleitamento materno para profissionais da saúde e palestras em empresas privadas, unidades da rede pública e creches.

O BLH fica localizado na sala 12 do Centro de Saúde Rosania Pereira Machado, na Rua Dois de Setembro, 1.212, bairro Itoupava Norte.

Preparo

O leite doado é pasteurizado, analisado e submetido a um rigoroso controle de qualidade para garantir a recuperação e o desenvolvimento dos bebês, porque o líquido possui anticorpos e outros organismos que fortalecem o sistema imunológico da criança.

Fonte: Secom Bnu/ Elaine Malheiros

Foto: Marcelo Martins




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55)47988967841

Visitas: 56513
Usuários Online: 549
Copyright (c) 2024 - Radio Mais Mega
Converse conosco pelo Whatsapp!