Na manhã desta quarta-feira, dia 13, a Prefeitura de Blumenau formou 30 estudantes do ensino fundamental das escolas bilíngues Professora Hella Altenburg, Tiradentes e Prof.ª Júlia Strzalkowska no programa Guardiões da Natureza, projeto promovido por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
A cerimônia teve início com a entrada dos formandos, acompanhada por uma performance musical. Após as boas-vindas e apresentações culturais, um vídeo destacou as atividades realizadas pelos alunos ao longo do programa, evidenciando o comprometimento com a proteção do meio ambiente. Durante a entrega dos certificados, a presença da mascote da Semmas, a Aracuã Juçara, alegrou ainda mais a cerimônia. Duas estudantes receberam destaque pela frequência, empenho e envolvimento: Maria Luiza Marquardt e Heloísa Andrade.
"O Programa Guardiões da Natureza é essencial para despertar nas crianças e jovens a importância da preservação ambiental. Investir na educação ambiental é investir no futuro da nossa cidade e do nosso planeta", afirmou o prefeito Mário Hildebrandt.
Para a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, a formatura dos Guardiões da Natureza simboliza não apenas a conclusão de uma etapa de aprendizado, “mas também o compromisso contínuo com a sustentabilidade e a proteção ambiental”.
A secretária da Semmas, Rosemari Bona, também ressaltou o impacto positivo do programa. "Formar esses jovens como Guardiões da Natureza é garantir que teremos adultos mais conscientes e comprometidos com o meio ambiente. A educação ambiental é uma ferramenta poderosa para transformar a sociedade", destacou.
Programa
Criado em 2023 e desenvolvido pela Semmas, o programa Guardiões da Natureza leva educação ambiental aos estudantes por meio de atividades teóricas e práticas desenvolvidas por servidores da secretaria e convidados. O objetivo é despertar nos jovens o pensamento crítico e a consciência ecológica, fazendo com que eles se reconheçam enquanto parte do meio ambiente.
O programa prevê encontros presenciais que abordam, de forma sistemática, diversas temáticas ambientais, tornando cada aluno um multiplicador de boas práticas ambientais. As atividades são desenvolvidas no contraturno escolar, evitando a diminuição de carga horária dos componentes curriculares.
Fonte: PMB/Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade
Foto: Michele Lamin