O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comen) empossou nesta quinta-feira, dia 7, os novos membros. Os representantes governamentais e não governamentais irão compor a Gestão 2024-2026 do Conselho. Os conselheiros são pessoas que além do seu compromisso profissional, dedicam parte do seu tempo para a discussão e implementação da política municipal sobre drogas e para defender os interesses dos segmentos que representam.
O Comen é um órgão colegiado, deliberativo, normatizador e controlador da Política Pública sobre Drogas e das ações em todos os níveis de complexidade. Ele é composto por 44 conselheiros, sendo 18 representantes de Organizações da Sociedade Civil, 18 representantes do Poder Público Municipal e oito representantes dos órgãos governamentais vinculados à esfera estadual.
Tem por objetivo organizar, articular, integrar e coordenar ações relacionadas com a prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas, por meio do Fundo Municipal para Ações de Políticas Públicas sobre Drogas (Fremad). Também financia capacitações, campanhas e outras ações de conscientização quanto ao uso de drogas.
O prefeito Mário Hildebrandt relembrou os avanços da Política sobre Drogas em Blumenau nos últimos anos. “Aumentamos os recursos para o Fundo Municipal e assim investir em ações de prevenção e tratamento para a nossa população. Garantimos em lei o repasse de 1% do lucro da bebida alcoólica e saldo residual dos cartões de consumo da Oktoberfest e Sommer Festival para o fundo e dar continuidade a esse trabalho realizado com a parceria das Organizações da Sociedade Civil”, explica.
“Ver as pessoas e famílias serem impactadas pelo uso do álcool e drogas fez com esse tema fosse uma pauta de grande importância para esse governo. Aqui em Blumenau temos uma responsabilidade intersetorial com o Plano Municipal de Políticas sobre Drogas, que norteia todos os órgãos para executar os serviços”, comenta a secretária de Desenvolvimento Social Patrícia Morastoni Sasse.
Após a cerimônia de posse, os membros participaram da Plenária para eleger a Mesa Diretora do Conselho. A mesa é composta por presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários e 1º e 2º tesoureiros.
Confira a composição da Mesa Diretora:
Presidente: Sérgio Luis Santos, representando a Ordem dos Ministros Evangélicos de Blumenau (Omeblu)
Vice-presidente: Fábio Morástico Ramos, representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes)
1º secretário: Osni Luiz Bahr, representando o Conselho de Segurança Centro/Escola Agrícola e Região (Conseg)
2º secretária: Edinéia Alessandra Marchetti, representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes)
1º tesoureiro: Fabrício Cesar Vieira, representando a Associação de Moradores da São Bernardo (Amosabe)
2º tesoureiro: Danielle Stefanie de Mello Ferreira, representando a Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Fonte: PMB/Anna Clara Uliano
Foto: Michele Lamin