Fechando a programação do Outubro Rosa, na manhã desta quinta-feira, dia 31, cerca de 120 alunos da Secretaria da Família (Pró-família) participaram de uma palestra com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau. A voluntária Maria Helena Carneiro da Silva repassou informações sobre autoexame, mamografia e a importância da prevenção.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, o risco de aparecimento de tumores de mama em mulheres com mais de 75 anos é o dobro do que em mulheres com 50, e o diagnóstico é muitas vezes tardio. “É comum entre as mulheres de mais idade, haver um certo preconceito em ir ao médico ginecologista, por exemplo. Então é importante fazermos essa conscientização, porque esse acompanhamento também é uma forma de prevenção”, destaca a palestrante.
“Nosso papel vai além de proporcionar oficinas, é também difundir informação que traga melhor qualidade de vida aos nossos idosos. Por isso priorizamos as palestras voltadas para a saúde e a prevenção e realizamos esses encontros regularmente. O Outubro Rosa não poderia ficar de fora da nossa programação, tendo em vista que as mulheres são maioria entre os nossos alunos”, completa o secretário Júlio César Pereira.
A conversa sobre prevenção ocorrerá também à tarde, garantindo que as alunas do vespertino possam participar.
Fonte: PMB/Aline Franzoi Santos Fleith
Foto: Divulgação