A rede pública de saúde de Blumenau, por meio da Farmácia Solidária, realizou o descarte correto de mais de uma tonelada de medicamentos vencidos ou em desuso nos primeiros nove meses de 2024. O resultado, considerado positivo pela equipe Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), recebeu uma importante melhoria para facilitar o acesso da população. Em parceria com a Casa da Amizade, a rede colocará novas caixas coletoras em locais estratégicos. Até o dia 10 de novembro, a Policlínica, a Prefeitura e os sete Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) passarão a contar com os novos pontos de coleta.
Lucinéia Largura Vendramini, coordenadora municipal da política de medicamentos e assistência farmacêutica, destaca que a adesão da população tem sido fundamental para o sucesso dessa iniciativa. "A cada ano, observamos um aumento significativo na quantidade de medicamentos descartados de forma correta. Isso demonstra a consciência ambiental da população de Blumenau e o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade", finaliza.
Farmácia Solidária
Além de receber os medicamentos vencidos ou em desuso, a Farmácia Solidária de Blumenau também dispensa medicação para os usuários. Qualquer pessoa, com uma receita médica válida de Blumenau e de outro município, seja particular, de plano de saúde ou do SUS, pode procurar o medicamento na farmácia. Se o remédio estiver disponível, irá recebê-lo na hora. De janeiro a setembro foram 13.515 atendimentos no local. Para consultar os remédios disponíveis na Farmácia Solidária, basta acessar:
https://bit.ly/farmacia_solidaria.
Fonte: PMB/ Secretaria de Promoção da Saúde
Foto: Banco de imagens/Semus