Mesmo sendo uma festa das tradições germânicas, a Oktoberfest Blumenau se notabiliza também por ser pioneira na distribuição de água gratuitamente e inovadora na estratégia de sustentabilidade do evento para reduzir o impacto ambiental de resíduos gerados pelo consumo de garrafas pet e copos plásticos durante os dias de festa, além do trabalho de conscientização sobre o consumo consciente de bebidas alcoólicas.
Com pontos de hidratação localizados nos setores 1 e 3, a água ultrafiltrada que possui qualidade superior à obtida de forma convencional, por possuir um tratamento ainda mais efetivo na remoção de partículas e de macromoléculas durante os processos de filtragem é distribuído pela Veolia em parceria com a Ambev e o Parque Vila Germânica desde 2022.
Somas as edições de 2022 e 2024 cerca de 4 milhões de copos se transformaram em Combustível Derivado de Resíduos (CDR), ou seja, um combustível alternativo e menos poluente e se tornaram uma fonte de combustão “mais ecológica” para alimentar fornos e caldeiras de indústrias, substituindo os combustíveis fósseis.
Até o momento foram consumidos cerca de 44 mil litros de água, essa quantia equivale a 22 mil garrafas de 500 ml.
Sobre a Oktoberfest Blumenau
A 39ª Oktoberfest Blumenau ocorre de 9 a 27 de outubro. O evento tem a Spaten como cerveja oficial. Os demais patrocinadores que fazem parte desta edição são: Unifique; Bradesco; Havan; Agratto; Cielo; Nacional Gás; Closeup; Porto; Intelbras; Veolia; Karsten; KTO; Fort Atacadista; Tereos; Bem Brasil; Hemmer; Vanish; Elo; Cia Hering; Koerich; Tirol; Segalas; Tecnogera; Stuttgart Porsche; Ipel; Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina; conta ainda com a Zip Mobi, parceiro de mobilidade, Perto Digital, parceira da acessibilidade e a Imply como tiqueteira oficial. Tem ainda o apoio do Governo de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura através do Programa de Incentivo à Cultura – PIC. Os ingressos para a festa podem ser adquiridos on-line pelo site oficial do evento.
Fonte: Parque Vila Germânica/Emerson Jose Geraldo
Foto: Eraldo Schnaider