Na última quinta-feira, 19 de setembro, a cidade de Pomerode foi sede da etapa regional da 38ª edição da Feira de Matemática. Os trabalhos apresentados pelos alunos da rede municipal de Gaspar foram destaque, com três dos sete classificados para a fase estadual.
Entre os selecionados para a próxima fase estão: “Matemática na agulha: desvendando números e medidas no projeto modista da educação especial”, desenvolvido pela equipe da educação especial da EEB Luiz Franzói; “A matemática na natureza: explorando o ciclo das lagartas”, realizado pela educação infantil do CDI Dorvalina Fachini; e “MMI e daí? Você quer descobrir?”, elaborado pelos alunos dos anos iniciais da EEB Ervino Venturi.
Além dos trabalhos classificados, outros também tiveram destaque na etapa regional, como: “Arte e matemática unidas no combate à dengue”, trabalho das crianças do CDI Francisco Mastella; “Explorando as dimensões”, dos estudantes da EEB Angélica de Souza Costa; e “As olimpíadas na educação infantil nas aulas de educação física”, produzido pelas crianças do CDI Nelson Alexandre Bornhausen. Esses três trabalhos estão em cadastro reserva e podem ser selecionados caso algum dos sete principais não participe da etapa estadual.
O prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan-Dall, destacou o crescimento da educação no município, tanto na infraestrutura quanto no ensino. “É um desempenho que nos enche de orgulho. Um grande trabalho realizado pelos estudantes junto aos profissionais da educação. A feira é reconhecida em todo o estado, e é muito importante que os estudantes participem. Eles levarão esse aprendizado para toda a vida, independentemente da profissão que escolherem”, afirmou o prefeito.
Na etapa municipal, realizada em junho em Gaspar, dezenas de trabalhos foram apresentados à comunidade, e 14 deles foram classificados para a fase regional. Entre os critérios avaliados estavam domínio do conteúdo, criatividade, relevância social e científica.
O secretário de Educação, Emerson Antunes, reforçou que as feiras de matemática desenvolvem tanto a parte teórica da disciplina quanto a criatividade e a oratória. “Muitas vezes, talentos ocultos são revelados em feiras como essa, por meio de ideias inovadoras, formas de comunicação e conhecimento sobre os temas. A cada ano, mais estudantes de Gaspar têm se destacado, mostrando o grande potencial da cidade”, comentou Antunes.
Confira os trabalhos que representarão Gaspar na 38ª Feira Catarinense de Matemática:
• Matemática na agulha: desvendando números e medidas no projeto modista da educação especial” – apresentado por Thiago Gabriel Roncaglio e João Antônio Zuchi, sob orientação da professora Mônica Regina Machado, da educação especial da EEB Luiz Franzói.
• A matemática na natureza: explorando o ciclo das lagartas” – apresentado por Júlia Testoni e Henrique Zuchi Schramm, sob orientação da professora Grasiana Dalsochio, da educação infantil do CDI Dorvalina Fachini.
• MMI e daí? Você quer descobrir?” – apresentado por Juliana Hellmann de Freitas e Lavínia Poffo, sob orientação da professora Fátima Cristina Torres, dos anos iniciais da EEB Ervino Venturi.
Fonte: PMG
Foto: Divulgação