Durante o "Setembro Amarelo", campanha de prevenção ao suicídio e promoção do debate sobre saúde mental, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações realizadas ao longo do ano. A programação inclui palestras e atividades concentradas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
As ações envolvem rodas de conversa sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, temas que, muitas vezes tratados como tabu, ainda enfrentam desafios em relação à identificação de sinais, à oferta de ajuda e à busca por apoio, devido ao preconceito e à falta de informação. O objetivo é conscientizar a população sobre o suicídio e promover momentos de troca entre profissionais de saúde e cidadãos.
Durante todo o mês de setembro, a Secretaria de Saúde realiza outras atividades alusivas à campanha, enfatizando a importância de que pessoas em crise ou passando por momentos difíceis busquem ajuda. No CAPS, os profissionais alertam os gasparenses sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo, reforçando a necessidade do diálogo e do acesso a canais de acolhimento para quem está em sofrimento psíquico.
Procure ajuda
Se você está, ou conhece alguém, deprimido, angustiado ou sem vontade de viver, é fundamental buscar ajuda o quanto antes. Existem alternativas ao suicídio, e buscar o suporte adequado é o primeiro passo. O acompanhamento médico e psicológico é a forma mais eficaz de tratamento.
O CAPS de Gaspar funciona em regime de porta aberta, ou seja, sem a necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional. Ao procurar o CAPS, a pessoa é acolhida e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Singular, que atende às suas necessidades específicas. Uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e terapeutas ocupacionais, avalia o quadro do paciente e define o tratamento mais adequado. Além disso, o CAPS oferece acolhimento integral em situações de crise, como nos estados agudos de dependência química (álcool e drogas), onde o usuário pode permanecer para tratamento por tempo determinado.
Busque informações, procure ajuda e fale abertamente sobre suas emoções. Falar ajuda a entender os sentimentos e a compreender o que se passa dentro de si, sem julgamentos. Caso precise, procure o Centro de Valorização da Vida (CVV), ligue para 188 ou entre em contato com o CAPS Gaspar pelo telefone (47) 3091-2101. O CAPS está localizado na Rua Coronel Aristiliano Ramos, 435, ao lado da Biblioteca Dom Daniel Hostins.
Fonte: PMG
Foto: Divulgação