noticias678 Seja bem vindo ao nosso site Radio Mais Mega!

Notícias

No Setembro Amarelo Prefeitura amplia debate sobre saúde mental

As ações são realizadas no CAPS de Gaspar

Publicada em 13/09/24 às 16:07h - 19 visualizações

Radio Mais Mega


Compartilhe
Compartilhar a noticia No Setembro Amarelo Prefeitura amplia debate sobre saúde mental  Compartilhar a noticia No Setembro Amarelo Prefeitura amplia debate sobre saúde mental  Compartilhar a noticia No Setembro Amarelo Prefeitura amplia debate sobre saúde mental

Link da Notícia:

No Setembro Amarelo Prefeitura amplia debate sobre saúde mental
No Setembro Amarelo Prefeitura amplia debate sobre saúde mental  (Foto: Divulgação)
Durante o "Setembro Amarelo", campanha de prevenção ao suicídio e promoção do debate sobre saúde mental, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações realizadas ao longo do ano. A programação inclui palestras e atividades concentradas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

As ações envolvem rodas de conversa sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, temas que, muitas vezes tratados como tabu, ainda enfrentam desafios em relação à identificação de sinais, à oferta de ajuda e à busca por apoio, devido ao preconceito e à falta de informação. O objetivo é conscientizar a população sobre o suicídio e promover momentos de troca entre profissionais de saúde e cidadãos.

Durante todo o mês de setembro, a Secretaria de Saúde realiza outras atividades alusivas à campanha, enfatizando a importância de que pessoas em crise ou passando por momentos difíceis busquem ajuda. No CAPS, os profissionais alertam os gasparenses sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo, reforçando a necessidade do diálogo e do acesso a canais de acolhimento para quem está em sofrimento psíquico.

Procure ajuda

Se você está, ou conhece alguém, deprimido, angustiado ou sem vontade de viver, é fundamental buscar ajuda o quanto antes. Existem alternativas ao suicídio, e buscar o suporte adequado é o primeiro passo. O acompanhamento médico e psicológico é a forma mais eficaz de tratamento.

O CAPS de Gaspar funciona em regime de porta aberta, ou seja, sem a necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional. Ao procurar o CAPS, a pessoa é acolhida e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Singular, que atende às suas necessidades específicas. Uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e terapeutas ocupacionais, avalia o quadro do paciente e define o tratamento mais adequado. Além disso, o CAPS oferece acolhimento integral em situações de crise, como nos estados agudos de dependência química (álcool e drogas), onde o usuário pode permanecer para tratamento por tempo determinado.

Busque informações, procure ajuda e fale abertamente sobre suas emoções. Falar ajuda a entender os sentimentos e a compreender o que se passa dentro de si, sem julgamentos. Caso precise, procure o Centro de Valorização da Vida (CVV), ligue para 188 ou entre em contato com o CAPS Gaspar pelo telefone (47) 3091-2101. O CAPS está localizado na Rua Coronel Aristiliano Ramos, 435, ao lado da Biblioteca Dom Daniel Hostins.


Fonte: PMG
Foto: Divulgação



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55)47988967841

Visitas: 55420
Usuários Online: 391
Copyright (c) 2024 - Radio Mais Mega
Converse conosco pelo Whatsapp!