Com o objetivo de conhecer a Estação Experimental e as linhas de pesquisa da Epagri, visando melhorar ainda mais a produção de peixe de água doce, a Secretaria de Agricultura e Piscicultura, acompanhada dos associados da Associação dos Aquicultores de Gaspar (Aquipar), realizou uma visita técnica à estação da Epagri em Itajaí.
O Campo Experimental de Piscicultura da Epagri em Itajaí desenvolve pesquisas em melhoramento genético de tilápia e sistemas de manejo intensivo. A Epagri é um dos principais fornecedores de matrizes para produtores de alevinos em diversos estados do Brasil.
Além de proporcionar conhecimento técnico aos piscicultores de Gaspar, a visita também celebrou o aniversário de 26 anos da Aquipar, completados no dia 27, e marcou a chegada da 3ª Semana do Peixe de Gaspar.
A terceira edição da "Semana do Peixe" começa na próxima segunda-feira, dia 2 de setembro, em Gaspar. A data, que é celebrada nacionalmente como a Semana do Pescado, foi adaptada à realidade do município, destacando a produção de tilápia e truta.
A Semana do Peixe de Gaspar é uma realização da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Agricultura e Aquicultura, em conjunto com a Aquipar, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
A ação tem como objetivo fomentar o consumo de peixe em um período de baixa demanda. Algumas das atividades incluem levar turmas de escolas do município para visitar fazendas de peixe, onde aprenderão sobre a piscicultura e os processos de criação de tilápia, e neste ano, também de truta. Na Escola Zenaide, será realizada uma palestra lúdica sobre a produção de peixe em Gaspar.
A Prefeitura de Gaspar também irá aumentar a oferta de peixe na merenda escolar, servindo filé de tilápia entre os dias 2 e 13 de setembro em todas as 32 unidades de ensino de Gaspar.
Os organizadores da ação são a Secretaria de Agricultura e Aquicultura, em parceria com a Associação dos Aquicultores de Gaspar (Aquipar), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Fonte: PMG/Amanda