Apesar da chegada do inverno e da redução nas temperaturas, a dengue continua sendo uma preocupação em Gaspar. A Prefeitura de Gaspar por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população para a importância de manter os cuidados preventivos contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Os dados mais recentes, referentes à semana de 20 a 26 de julho, mostram que foram registrados 22 novos focos do mosquito. Embora não tenham sido confirmados novos casos da doença neste período, sete ainda estão em investigação. Infelizmente, o município já contabiliza dois óbitos por dengue em 2024, sendo um bebê recém-nascido. No acumulado do ano, de janeiro a 26 de julho, foram registrados 564 focos, 2.019 casos confirmados.
Segundo o secretário de Saúde, José de Carvalho Junior, a prevenção continua sendo a arma mais eficaz no combate à dengue. "É fundamental que a população colabore eliminando os criadouros do mosquito em seus próprios imóveis. Mais de 80% dos focos estão em residências e quintais, em recipientes que acumulam água parada", destaca.
O ciclo de vida do mosquito compreende quatro fases – ovo, larva, pupa e adulto – e, segundo os pesquisadores, é lá no primeiro estágio que reside uma das principais razões de sucesso do inseto. É que o ovo do Aedes aegypti é extremamente resistente, podendo durar por mais de um ano, quando as condições são desfavoráveis.
Dicas para prevenir a dengue:
Evite o acúmulo de água em qualquer recipiente, como pneus, vasos de plantas, garrafas e latas.
Limpe regularmente caixas d'água e mantenha-as bem tampadas.
Trate a piscina com cloro regularmente e, se não estiver em uso, deixe vazia.
Mantenha lixeiras tampadas e elimine o lixo de forma adequada.
Recolha folhas secas e outros materiais orgânicos que possam acumular água.
Utilize repelentes e mosquiteiros.
Fonte: PMG
Foto: Divulgação