Na manhã de sexta-feira, dia 12, a Superintendência da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor – Procon, realizou uma operação em um supermercado, no bairro Belchior, apreendendo mais de 100 produtos impróprios para consumo. A ação teve como objetivo garantir a segurança dos consumidores e evitar a comercialização de itens vencidos, estragados ou com embalagens danificadas.
Durante a fiscalização, os agentes do Procon verificaram as condições de armazenamento, as datas de validade e a rotulagem dos produtos. Diversos itens com datas de validade expiradas foram encontrados, incluindo 67 embalagens de iogurtes com vencimento entre 16 de junho e 10 de julho. Os demais produtos apreendidos tinham datas de validade que variavam entre 21 de março e 11 de julho.
O responsável pelo estabelecimento foi notificado e poderá ser multado ao término do processo administrativo. Esta é a segunda apreensão realizada pelo Procon em supermercados de Gaspar em um intervalo de uma semana.
A superintendente do Procon de Gaspar, Maiara Polla, alerta os consumidores sobre a importância de verificar a data de validade dos produtos antes de comprá-los. "É fundamental que os consumidores chequem a data de validade dos produtos antes de comprá-los. Caso encontrem um item vencido, têm o direito de receber um produto equivalente, que esteja dentro do prazo de validade", explica Polla.
Maiara também destaca a importância da colaboração da população na identificação de irregularidades. "Denúncias podem ajudar o Procon a identificar e fiscalizar supermercados que estão vendendo produtos impróprios para o consumo. A participação da comunidade é fundamental para garantir a segurança de todos", conclui.
Os consumidores que encontrarem produtos fora do prazo de validade podem denunciar pelo WhatsApp, através do número (47) 3091-2084, para que o estabelecimento seja fiscalizado.
Fonte: PMG/Amanda
Foto: Divulgação/Amanda