A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) divulga nesta sexta-feira, 12, o resultado da Operação Virtude, uma iniciativa focada em intensificar as ações de combate à violência contra pessoas idosas. A ação, que se destaca pelo seu alcance e eficácia, apresentou quase 900 mil pessoas alcançadas com ações de conscientização e duas pessoas presas em flagrante.
No total, foram realizadas 76 ações de panfletagem, 139 ações educativas em mídia digital e 197 palestras. Essas atividades foram fundamentais para a disseminação de informações e conscientização da população sobre os direitos dos idosos e os meios de denunciar abusos e violências.
Os resultados das conscientizações são os seguintes: 876.543 pessoas alcançadas com ações em mídia digital, 11.798 por meio de palestras e 4.015 com ações de panfletagem.
Além da conscientização, a operação também prestou atendimento direto às vítimas. Foram atendidas 320 vítimas de violência contra idosos, sendo duas delas resgatadas em situação de risco.
A Operação Virtude também resultou em ações concretas contra os agressores, sendo registrados 125 boletins de ocorrências. Foram presas 12 pessoas em flagrante delito e outras duas por mandado judicial. Além disso, foram solicitadas 13 medidas protetivas de urgência para proteger as vítimas e prevenir novos episódios de violência e cumprimento de 12 medidas cautelares.
De acordo com o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, “a violência contra idosos pode assumir várias formas e ocorrer em diferentes situações, como física, psicológica, negligência, e a Polícia Militar reforça o compromisso com a proteção destes. A Operação Virtude teve um resultado positivo e vamos continuar atuando para garantir essa proteção”.
As denúncias podem ser realizadas através do Disque 100, para o 190, aplicativo PMSC Cidadão ou procure o Conselho do Idoso e/ou Secretaria de Assistência Social em sua cidade.