noticias449 Seja bem vindo ao nosso site Radio Mais Mega!

Notícias

Plano de evacuação das escolas atende 38 mil estudantes da rede municipal

Simulado acontece inicialmente na EBM General Lúcio Esteves e no CEI Frei Odorico Durieux

Publicada em 02/07/24 às 13:49h - 11 visualizações

Radio Mais Mega


Compartilhe
Compartilhar a noticia Plano de evacuação das escolas atende 38 mil estudantes da rede municipal  Compartilhar a noticia Plano de evacuação das escolas atende 38 mil estudantes da rede municipal  Compartilhar a noticia Plano de evacuação das escolas atende 38 mil estudantes da rede municipal

Link da Notícia:

Plano de evacuação das escolas atende 38 mil estudantes da rede municipal
Plano de evacuação das escolas atende 38 mil estudantes da rede municipal  (Foto: Eraldo Schnaider)
Como de praxe, a Defesa Civil de Blumenau (Sedeci) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove o plano de evacuação das unidades escolares. A ação que faz parte da Programação do Julho Laranja, mês de prevenção a desastres, contempla os 38 mil estudantes da rede municipal.

O simulado conta também com o apoio das guarnições da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) e do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) sob a supervisão da Defesa Civil municipal.

O cenário preparado na EBM General Lúcio Esteves, na Escola Agrícola, nesta terça-feira, 2, simulou um incêndio com uma vítima fictícia, que necessitava de auxílio para retirada da edificação.

Tudo começou com um incêndio afetando a cozinha da escola, seguido do acionamento do alarme. Ao tempo em que a direção da unidade acionava pelo socorro, professores e demais servidores mobilizavam a evacuação das turmas, conduzindo os estudantes em segurança até o campo de futebol anexo a escola.

À tarde, o simulado se repete desta vez no CEI Frei Odorico Durieux, na Itoupavazinha, onde a Defesa Civil com o auxílio das guarnições de apoio promoverá a evacuação da edificação. Todas as demais escolas e creches da rede municipal realizam o simulado entre os dias 9 e de 10 de julho.

A chegada da guarnição dos bombeiros ao EBM General Lúcio Esteves culminou com a retitada da vítima, a contenção do princípio de incêndio e também do amparo aos estudantes removidos da escola. “Quanto melhores estivermos preparados para reagir numa situação adversa, melhor será o resultado. E hoje aqui no simulado tivemos uma ótima resposta das equipes envolvidas, mostrando que esta unidade escolar está engajada ao plano de contingência”, analisa o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina.

A vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar também reitera a importância da capacitação das pessoas envolvidas. “Além de termos guarnições bem preparadas e equipadas é preciso pensarmos em dar condições para que o efetivo de cada escola ou creche tenha a noção do protocolo de abandono, para que a primeira ação seja tomada aqui mesmo pelos próprios colaboradores das unidades, seja ativando o alarme, seja acionando os bombeiros”, considera.

“Essa iniciativa é muito importante, pois capacita nossos profissionais e estudantes sobre como agir em meio a uma possível emergência. Torcemos para que eles nunca precisem colocar estes ensinamentos em prática, mas sabemos que todos estarão preparados caso necessário”, comenta a secretária de Educação, Sonia Cipriani.


Fonte: PMB/Fernando Gonzaga 
Foto: Eraldo Schnaider



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55)47988967841

Visitas: 56229
Usuários Online: 267
Copyright (c) 2024 - Radio Mais Mega
Converse conosco pelo Whatsapp!