Com a chegada do frio mais intenso a Abordagem Social intensificou os atendimentos das denúncias e realizando a busca ativa às pessoas em situação de rua para protegê-las do frio. Na última sexta-feira e fim de semana, dias 28, 29 e 30 de junho, foram registradas 12 denúncias e atendidos 35 usuários.
Das pessoas abordadas, apenas 16 aceitaram acolhimento em abrigos e três retornaram para as respectivas famílias em outras cidades. Outras 16 pessoas não aceitaram nenhum serviço e apenas oito aceitaram cobertores repassados pela Abordagem Social.
“Hoje, além desses momentos de chama da Abordagem Social, temos um número expressivo de usuários que procuram espontaneamente os serviços quando começa a cair as temperaturas. Por isso o Centro Pop é mais procurado por eles e temos uma média de 126 pessoas que dormem todas as noites nos abrigos”, comenta a secretária de Desenvolvimento Social Patrícia Morastoni Sasse.
A Abordagem Social faz a busca das pessoas em situação de rua ofertando os outros serviços da Secretaria, como abrigo e atendimentos do Centro POP. O serviço atende de segunda a sexta-feira das 5h à 1h e finais de semana das 8h às 20h pelo telefone 156 na opção 2, 99945-9630 ou 3381-6510.
Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau, é formado em serviço social e reitera o pedido para que a comunidade não dê esmolas. "Nossa cidade é conhecida por sua solidariedade, mas nossa população precisa também entender que o auxílio aos moradores em situação de rua não é resolvido com a esmola. O efeito da esmola é justamente o de perpetuar essa pobreza e essa triste condição da vida nas ruas. O município tem a equipe técnica da Assistência Social, que tem a difícil missão de convencer essas pessoas a aceitarem ajuda e quanto mais esmolas recebem, menos ajuda da equipe aceitam", destaca.
Além da Abordagem, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) executa mais dois serviços para a população em situação de rua. O abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) tem o funcionamento 24 horas e nele os usuários ficam em acolhimento. E o acolhimento acontece também na Associação Família Feliz e no Instituto Edificando Vidas que possuem parceria com o município.
E o Centro POP é o serviço em que o público que não adere ao acolhimento do Amblu é atendido com alimentação, higiene pessoal, atendimento e acompanhamento psicossocial. O Serviço atende das 7h às 16h e está localizado na Rua Rudolf Roedel, 147, bairro Salto Weissbach. O telefone para contato é o 3381-6509.
Fonte: PMB/ Secretaria de Desenvolvimento Social
Foto: Divulgação