Nesta quarta-feira, dia 26, cerca de 90 adolescentes participaram de uma palestra interativa sobre agilidade e equilíbrio emocional no ambiente de trabalho. A ação ocorreu nos turnos matutino e vespertino e foi voltada para os alunos do programa Adolescente Aprendiz, da Secretaria da Família (Pró-família).
O objetivo, segundo os professores, era orientar os jovens sobre como se comportar em seus ambientes de trabalho e lidar com as diversas emoções nos desafios do dia a dia. “Inserir um jovem no mercado vai além de prepará-lo tecnicamente. Eles precisam de orientações também sobre a postura profissional. Como interagir com os colegas, respeitar a hierarquia, lidar com metas e prazos, enfim. No Adolescente Aprendiz cuidamos de todos esses aspectos”, pontua o secretário Julio César Pereira.
A atividade foi realizada voluntariamente por integrantes da Liderare, uma organização sem fins lucrativos, voltada para o incentivo à autoliderança sadia e ao empreendedorismo evolutivo.
Atualmente,o programa Adolescente Aprendiz conta com 244 jovens inscritos. As vagas são abertas conforme a demanda das empresas parceiras e os participantes podem escolher o curso voltado à área em que vão trabalhar: serviços administrativos, produção e vendas. Uma vez por semana eles participam das aulas na secretaria, onde aprendem ainda noções de leis trabalhistas, português, matemática, entre outros assuntos.
Fonte: PMB/Aline Franzoi Santos Fleith
Foto: Tami Santos