Um grupo de estudantes e professores da rede pública municipal de ensino de Blumenau participou na quarta-feira, dia 12, da 19ª Feira Municipal de Matemática de Pomerode.
Conforme a Secretaria de Educação (Semed), a ação teve como objetivo proporcionar novas experiências aos professores e estudantes, que estão desenvolvendo trabalhos para a 38ª Feira Regional de Matemática, que também será realizada em Pomerode.
“Foi uma experiência importante, porque muitos dos professores e estudantes nunca tinham participado de uma Feira de Matemática. Com essa participação, os estudantes puderam entender como funciona uma feira e aprender como apresentar seus trabalhos e interagir com os visitantes. Já os professores conheceram novas metodologias e estratégias para ajudar seus alunos”, destacou a secretária de Educação Sonia Cipriani.
A 38ª Feira Regional de Matemática será realizada no dia 19 de setembro no Pavilhão Municipal de Eventos de Pomerode e reunirá estudantes e professores de Blumenau, Pomerode e Gaspar. Ao todo, Blumenau tem 26 vagas disponíveis para apresentações no evento.
Os interessados podem inscrever seus trabalhos até o dia 23 de junho através de um formulário on-line
(https://bit.ly/selecaoblumenau). O resultado da seleção municipal será divulgado no dia 8 de julho. Os selecionados serão informados por e-mail, devendo realizar suas inscrições para a 38ª Feira Regional de Matemática seguindo as orientações do edital do evento.
“A Feira de Matemática é um evento muito importante, que oferece aos estudantes a oportunidade de explorar a matemática de forma criativa, além de possibilitar que eles aprendam com os trabalhos de outros colegas. Ver nossos estudantes participando de iniciativas como essa mostra a qualidade do nosso sistema educacional e a importância dos nossos investimentos, que transformam realidades através da educação”, afirmou o prefeito Mário Hildebrandt.
Durante a feira, serão apresentados trabalhos em oito categorias: Educação Especial; Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1° ao 5° ano); Ensino Fundamental – Anos Finais (6° ao 9° ano); Ensino Médio; Educação Superior; Professor; e Comunidade. Além disso, os trabalhos devem se enquadrar em uma das modalidades previstas em edital: Materiais e jogos didáticos; Matemática Aplicada e/ou inter-relação com outras disciplinas; ou Matemática Pura.
Uma Comissão designada pela Comissão Central Organizadora irá avaliar os trabalhos e indicar os melhores projetos para a 39ª Feira Catarinense de Matemática, que será realizada em Rio dos Cedros em novembro.
Fonte: PMB/Luan Carlos Tamanini
Foto: Divulgação/Secretaria de Educação