Ampliar e melhorar o acesso à vacinação. Com este objetivo, a Policlínica Lindolf Bell abre neste sábado, dia 8, das 8h às 17h, para aplicar os imunizantes contra a gripe e dengue, além de poliomielite, hepatite B e tétano. Para se vacinar, basta levar documento oficial com foto e a caderneta de vacinação. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal.
A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, diz que a iniciativa reflete o nosso compromisso, enquanto equipe de saúde, em garantir uma cobertura vacinal abrangente e acessível. “A ação representa um passo significativo em direção à proteção e à redução dos impactos dos vírus em nossa cidade.”
A Policlínica fica na Rua 2 de Setembro, 1.234, Itoupava Norte.
Vacinação
Contra a hepatite B, a aplicação ocorre até os 59 anos. Já contra o tétano, a vacinação é recomendada a partir dos 7 anos.
Em relação à vacina contra a gripe, o imunizante está liberado para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A vacina é a trivalente, que protege contra a influenza A (H1N1 e H3N2) e o vírus influenza B.
A aplicação do imunizante contra a dengue, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), acontece nas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O esquema de aplicação da vacina contra a dengue é duas doses com um intervalo de três meses entre elas.
Em relação à poliomielite serão utilizadas as vacinas oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP). Todas as crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber a dose de vacina contra a poliomielite. Para as crianças menores de 12 meses, a vacina contra a poliomielite fica dentro da rotina.
Já contra o tétano, o esquema vacinal é de três doses, a partir dos 7 anos, e um reforço a cada 10 anos.
Fonte: PMB/Elaine Malheiros
Foto: Eraldo Schnaider