Não era dia de aula para a aposentada Eva Aparecida Cabral Ingel, de 82 anos, mas mesmo assim ela chegou cedo na Secretaria da Família (Pró-família). O objetivo dela era tomar a vacina contra Influenza e esta terça-feira, dia 30, foi o primeiro dia de imunização para os alunos da secretaria.
Terezinha Berns também aproveitou o início do dia para se proteger contra gripe. “Tomo a vacina aqui todos os anos, é ótimo porque venho pra fazer minha aula e já saio vacinada”, conta senhora de 74 anos, que é aluna da Pró-família há 14.
Este ano, a vacinação contra Influenza na Pró-família ocorrerá de forma concentrada em dois dias. A próxima data é a quinta-feira, dia 2 de maio. A imunização estará disponível para os alunos das 8h às 11h e das 13h às 16h, bastando trazer um documento com foto e a carteirinha de vacinação.
De acordo com a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, a iniciativa faz parte de uma ação conjunta com a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) que é realizada todos os anos para facilitar aos idosos o acesso à vacina. “É também uma maneira de diminuir a demanda nas unidades de saúde, que estão com muitos atendimentos relacionados às síndromes gripais e à dengue”, acrescenta.
Só nesta manhã de terça, cerca de 120 idosos foram imunizados. A expectativa é atender entre 400 a 500 alunos da Pró-família nesses dois dias. O atendimento está ocorrendo na sala 10 do prédio do Pró-idoso, localizado na Rua Itapiranga, 368, bairro Velha, sem necessidade de agendamento.
Fonte: PMB/Aline Franzoi Santos Fleith
Foto: Michele Lamin