O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) retirou do pátio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) 600 veículos em estado de sucata na Operação Limpa Pátios em Blumenau até esta segunda-feira, dia 29. Devido ao tempo instável, o prazo para encerramento da primeira etapa dos trabalhos foi estendido. São cerca de 2 mil carros e motos sem viabilidade para voltar a circular nas ruas e sem utilidade das peças, sob gestão da Prefeitura de Blumenau, resultando em uma média de 400 a 500 toneladas de ferro.
Além de liberar espaço nos pátios, a ação visa eliminar os veículos parados que representam potenciais focos de proliferação da dengue. O governador Jorginho Mello, em visita a Blumenau nesta segunda-feira, dia 29, acompanha o andamento dos trabalhos no pátio.
O secretário da SMTT, Alexandro Fernandes, destaca a parceria da prefeitura com o Detran-SC, ressaltando que além de contribuir para o combate à dengue na cidade, a ação resolve um problema de superlotação nos pátios que se estendia há anos.
A segunda etapa da operação envolverá a análise dos veículos apreendidos pela Polícia Civil, que estão sob alguma restrição especial (Renajud) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após essa avaliação, estarão aptos para serem leiloados como sucata para peças ou para circulação. A Operação Limpa Pátios está sendo conduzida em todo o Estado de Santa Catarina.
Fonte: PMB/Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes
Foto: Divulgação