Na terça e quarta-feira, dias 23 e 24, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu para os novos servidores da Rede Pública Municipal de Educação a Formação Terrorismo Domestico com Múltiplas Vitimas, que é uma parceria com a Policia Militar. O objetivo foi de capacitar os profissionais com estratégias de enfrentamento em situações de ataques no ambiente escolar.
Desde o atentado ao Centro de Educação Cantinho Bom Pastor, a Semed buscou construir diversas estratégias de prevenção e enfrentamento ao extremismo violento nos ambientes escolares. Uma das estratégias foi a consolidação da parceria entre a Polícia Militar, desta parceria resultou na capacitação de todos os profissionais da Rede Pública de Educação.
“Desde abril do ano passado, a Semed tem desenvolvido inúmeras medidas para reforçar a segurança nas nossas escolas e Centros de Educação Infantil. A capacitação dos nossos servidores é essencial para que eles saibam como agir em situações de ameaças no ambiente escolar”, destacou a secretária de Educação, Sonia Cipriani.
A Polícia Militar ministra o curso “Terrorismo Doméstico com Múltiplas Vítimas”, que tem a duração de 4 horas. Em abril de 2023, todos os servidores da Semed passaram por esta formação. O encontro consiste em preparar os professores para que possam agir de forma racional, baseados no protocolo de esconder, fugir e lutar, assim minimizando ou eliminando qualquer dano causado pelo agressor até a chegada da Polícia Militar. As técnicas seguem doutrina internacional e, no país, é consolidado pela Lei Antiterrorismo 13.260/2016.
“Essa foi uma capacitação que já realizamos com todos os nossos servidores em 2023 e agora estamos repetindo com nossos novos colaboradores. É uma importante parceria com a Polícia Militar e também uma ação que faz parte do Mês de Conscientização de Segurança nas Escolas”, lembrou o prefeito, Mário Hildebrandt.
Fonte: PMB/Júlia Gabriela Vanderlinde
Foto: Marcelo Martins