Foi realizada na ARD Sociedade Serrinha nesta sexta-feira, dia 19, a entrega dos certificados e da placa às unidades educacionais localizadas no Distrito da Vila Itoupava, que completaram o ciclo dos encontros do Projeto Defesa Civil na Escola em 2024.
Ao todo, 102 estudantes das escolas EIM Willy Müller, EM Carlos Manske, EM Erich Klabunde, EM Frederico Sievert e EEB Erwin Radtke foram agraciados com o certificado. O Projeto Defesa Civil na Escola já atendeu aproximadamente 7 mil alunos, contemplando 96 unidades educacionais de Blumenau.
“Em sua história Blumenau já contabilizou 101 enchentes e é nossa missão, enquanto governo, preparar nossas crianças para que saibam lidar com cada situação adversa, mas principalmente o despertar de uma consciência ecológica de respeito à natureza, para que consigamos prevenir aquilo que for possível”, considera o prefeito Mário Hildebrandt.
Durante os encontros promovidos pela equipe de Projetos Educacionais da secretaria municipal nas unidades de ensino, foram abordados temas como noções básicas de Defesa Civil e também percepção de risco e desastres.
Além da presença das autoridades, a cerimônia contou com a presença da mascote Mayla, que agora atua como voluntária nas atividades dos Projetos Educacionais de Defesa Civil.
Defesa Civil na Escola
Em Blumenau, depois de enfrentar tantas catástrofes - e em especial a de 2008, chegou-se à conclusão de que era preciso investir em educação. Em março de 2013, através da Defesa Civil, foi implantado no município o Projeto Defesa Civil na Escola, em consonância com a Lei Federal 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Um projeto de prevenção criado para tornar as comunidades mais conscientes e seguras a partir do espaço escolar, onde se busca preparar e educar a comunidade através das crianças, sobre normas e procedimentos importantes para a sua proteção contra desastres.
O projeto iniciou suas atividades em abril de 2013, como piloto em duas escolas da rede pública de Blumenau. A partir de 2019, passou a atender 15 escolas, das redes municipal, estadual e particular, tendo como público alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
Fonte: PMB/ Fernando Gonzaga
Foto: Michele Lamin