As turmas de Agentes Mirins estão nesta semana realizando visitas em dois dos diques de Blumenau. A ação que faz parte dos Projetos Educativos da secretaria municipal de Defesa Civil está nesta semana levando os alunos das escolas EBM Almirante Tamandaré, EBM Henrique Alfarth e EEB Adolpho Konder, as estações de bombeamento e contenção de enchente e enxurrada.
Na visita, os Agentes Mirins tiveram a oportunidade de conhecer os diques da Fortaleza (PI-5) e da Santa Clara (PI-9). “É extremamente importante que nossos estudantes adquiram desde cedo este conhecimento, sobre a importância destes dispositivos para Blumenau em períodos de enchentes e enxurradas”, considera o secretário de Defesa Civil, Carlos Olimpio Menestrina.
Os dois diques, que são os mais acionados no município, foram recentemente equipados com novos geradores e inversores de frequência, garantindo assim ao PI-5 e ao PI-9 o pleno funcionamento das estações de bombeamento, mesmo diante de uma eventual queda de energia.
Na última semana, os Agentes Mirins tiveram aulas com o setor de Meteorologia da Defesa Civil, quando aprenderam sobre monitoramentos e emissão de alertas meteorológicos à população e aos órgãos municipais. A aula abordou também a importância das estações telemétricas existentes no município que medem o volume de chuva em cada região.
Foi apresentado aos alunos das três turmas a importância do AlertaBlu, como fonte oficial de informações e alertas sobre risco de chuvas intensas e possíveis ocorrências de deslizamentos. Bem como, a possibilidade de acompanhar em tempo real o nível do rio, a quantidade de chuva por regiões, temperatura e previsão do tempo.
Na ocasião os Agentes Mirins também tiveram a chance de acompanhar e ver na prática com a equipe do AlertaBlu, o experimento de simulação de um tornado, além de que tiveram a oportunidade de confeccionar um pluviômetro caseiro.
Fonte: PMB/Fernando Gonzaga
Foto: Divulgação/Secretaria de Defesa Civil