Blumenau sediará de 20 a 23 de março o 2º Animagia - Festival Nacional de Teatro de Animação. As apresentações são gratuitas, no Auditório Carlos Jardim da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e no Teatro Carlos Gomes, mas o público em geral deverá comparecer aos locais dos eventos com uma hora de antecedência para assegurar os ingressos.
A programação conta ainda com uma exposição de bonecos e o 1º Seminário de Estudos sobre Teatro de Animação. Interessados em participar do seminário devem enviar e-mail para
agendamento.animagia@gmail.com. Escolas e grupos com mais de cinco pessoas que desejarem assistir os espetáculos também podem reservar ingressos pelo mesmo canal de contato. A realização e coordenação do evento são do Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti).
Saiba mais
2º Animagia - Festival Nacional de Teatro de Animação
Período: de 20 a 23 de março
Programação:
20 de março, quarta-feira
Local: Auditório Carlos Jardim - Secretaria Municipal de Cultura (Rua 15 de Novembro, 161, Centro Histórico)
19h: Abertura
19h30: celebração dos 20 anos de criação do Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti) e homenagem aos fundadores
20h: Kasperl e a Cerveja do Papa, com Trip de Teatro de Rio do Sul
Direção: Paco Parício
Duração: 45 minutos
Indicação etária: Livre
Sinopse: Num mosteiro muito antigo, onde se produz a melhor cerveja daquela região, a notícia da visita do Papa causa grande confusão. Conseguirá o Frei beberrão conter sua sede e reservar o melhor barril de cerveja para o Papa? Ou será necessário contar com a ajuda do popular Kasperl e sua maneira politicamente incorreta de resolver qualquer situação? Descobriremos na próxima rodada! Prosit!
21 de março, quinta-feira
Local: Auditório Willy Sievert - Teatro Carlos Gomes (Rua 15 de Novembro, 1.181, Centro)
15h30 e 19h30: O Incrível Ladrão de Calcinhas, com Trip de Teatro de Rio do Sul
Direção: Willian W. Sieverdt
Duração: 55 minutos
Indicação etária: a partir de 12 anos
Sinopse: O escritório do Detetive Bill Flecha é procurado pela senhorita Velda, uma “mulher-fatal” que tem sua “peça íntima” roubada e pagará qualquer quantia para tê-la de volta. O que parecia um crime banal dá origem a uma série de outros crimes violentos, onde todos são suspeitos até que se prove o contrário, ou até que seus corpos sejam encontrados em algum beco escuro.
22 de março, sexta-feira
Local: Auditório Willy Sievert - Teatro Carlos Gomes
9h30 e 15h30: Sonhatório, com a Cia. Trucks de São Paulo (SP)
Direção: Henrique Sitchin
Duração: 50 minutos
Indicação etária: a partir de 3 anos
Sinopse: Em Sonhatório a Cia. Truks utiliza uma técnica de teatro conhecida como “Teatro de Objetos”, ou então, como também gostam de chamar, de “Teatro Com Objetos”. Aqui, eles mudam o uso cotidiano do objeto para construir suas criaturas, ou simbolizar personagens. Uma colher de pau se transforma em uma cozinheira, sacos de lixo viram águas vivas, garrafas térmicas serão pinguins, pequenas xícaras viram espevitados patinhos, uma chaleira branca se transforma num esplendoroso cisne, entre outras dezenas de criaturas. É com a utilização desses recursos que o grupo retrata os procedimentos de três supostos loucos, na hora do almoço, em um sanatório, para justamente indagar: quem são os verdadeiros loucos nos dias de hoje? Não seriam aqueles, diferentemente dos protagonistas, incapazes de brincar?
23 de março, sábado
Local: Auditório Carlos Jardim - Secretaria Municipal de Cultura
9h30 e 15h30: Alice no Brasil das Maravilhas, com Essa É Cia. de Joinville
Direção e bonecos: Sérgio Tastaldi
Duração: 45 minutos
Indicação etária: a partir de 3 anos
Sinopse: Alice vive numa fazendinha, curte a natureza e adora frutas e sucos naturais. Certo dia, quando escolhia a sombra de uma árvore onde se sentar para ler um livro, encontra o estranho e apressado Sapo Cururu. Ao segui-lo, acaba por cair num buraco e vai parar num mundo totalmente estranho, onde encontra bichos como o tucano, o mico-leão, o papagaio e o bicho-preguiça, além de um chapeleiro maluco. Todos alertam Alice em relação à malvada Rainha das Copas. No entanto, para conseguir voltar para casa, Alice precisa encontrá-la e disputar com ela uma partida de futebol. Mas não é nada fácil ganhar da Rainha!
Local: Auditório Willy Sievert - Teatro Carlos Gomes
10h e 16h: O Chinês e o Dragão, com a Cia. Córtex Arte de Curitiba (PR)
Direção → Luciane Figueiredo e Cláudio Fontan
Duração: 30 minutos
Indicação etária: a partir de 5 anos
Sinopse: Algumas histórias são contadas sem palavras. A história de Chan, o chinês é uma destas. O frio congela o lago, e ele não pode mais pescar. Esta peça foi inspirada no livro “Góru el mágico”, da mexicana Natália Armienta além de outras histórias entrelaçadas na cultura chinesa. Esta peça teatral mergulha nas profundezas do silêncio para revelar emoções que ultrapassam as barreiras da linguagem.
1º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas de Blumenau
O que: Teatro de Formas Animadas no Brasil – Desafios e Transformações
Local: Auditório Carlos Jardim - Secretaria Municipal de Cultura
21 de março, quinta-feira
9h: Palestra - Transformações no teatro de animação brasileiro
Palestrante: Valmor Nini Beltrame
Coordenação: Osvaldo Gabrieli
14h: Palestra - Teatro de objetos – vertente contemporânea do teatro de animação?
Palestrante: Sandra Vargas
Coordenação: Valmor Nini Beltrame
22 de março, sexta-feira
9h: Desafios para o teatro de animação brasileiro
Palestrante: Nina Vogel
Palestrante: Osvaldo Gabrieli
Coordenação: Valmor Nini Beltrame
14h: Palestra - Teatro de objetos – vertente contemporânea do teatro de animação?
Palestrante: Sandra Vargas
Coordenação: Valmor Nini Beltrame
Valmor Nini Beltrame: Bonequeiro, Mestre em Teatro (1995) e Doutor em Teatro (2001) pela Universidade de São Paulo – USP. Professor de Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc (1988-2016). Foi editor da Móin-Móin de 2005 a 2018. Edita a Revista Mamulengo – Revista da ABTB. Preside a Comissão de Pesquisa e Formação Profissional da ABTB – Unima Brasil. Membro da Academia Catarinense de Letras e Artes (Acla).
Osvaldo Gabrieli: Artista visual de formação, diretor, ator, marionetista, dramaturgo, cenógrafo e figurinista. Fundou o Grupo XPTO, em São Paulo, em 1984, e desde então constrói uma das mais brilhantes carreiras no teatro dedicado a jovens. O XPTO em seus anos de história e invenção teatral criou uma poética que o distingue por suas peculiaridades, sobretudo no campo plástico, visual e sonoro.
Sandra Vargas: Formada em Artes Cênicas, com habilitação em Interpretação Teatral pela Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio), é uma das fundadoras do Grupo Sobrevento, reconhecido como um dos maiores especialistas brasileiros em Teatro de Bonecos e de Animação. Melhor Atriz e Revelação de Melhor Atriz para os Prêmios Mambembe e Coca-Cola. Em 2000, ganhou o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte de Melhor Atriz. Com o Sobrevento, em 1988, recebeu bolsa de estudo do governo francês e representou o Brasil no 1º Encontro Sul-Americano de Marionetistas, em Trujillo, Peru, em 1988, dentre outros prêmios.
Nina Vogel: Premiada multiartista internacional, criadora de solos autorais que transcendem as fronteiras das linguagens artísticas: diretora, atriz, bonequeira, cantora lírica, designer de figurinos. Nos últimos anos apresentou o seu trabalho em mais de 20 países pelo mundo. Por sua criatividade sem limites, manifestada em suas performances de teatro visual e de animação contemporâneo, a artista também é conhecida como “poeta do invisível”. É atriz, Bacharela em teatro na Escola Superior de Artes Célia Helena. Em 2017, ganhou duas bolsas de estudo do governo do Québec, no Canadá, para uma especialização em Teatro de Animação Contemporâneo na Université du Québec à Montréal. Em 2023, foi selecionada entre centenas de artistas do mundo todo para a sessão de performances RARAS da Quadrienal de Praga, na República Tcheca. Em 2024 segue entre residências artísticas e viagens pelos cinco continentes.
Fonte: PMB/Sérgio Antonello
Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura e Relações Institucionais