Na manhã desta quinta-feira, dia 14, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), promoveu a solenidade de formatura e entrega dos certificados à primeira turma do programa Guardiões da Natureza.
A solenidade foi realizada no salão nobre da Prefeitura, com a participação do prefeito, Mário Hildebrandt; vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar; secretário da Semmas, Jefferson Voigtlaender; secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron; secretário da Defesa Civil, Carlos Menestrina, além de representantes do 23º Batalhão de Infantaria (23º BI) e Polícia Militar Ambiental.
A formatura iniciou com a entrada no salão nobre dos 17 alunos do sexto ano do ensino fundamental da Escola Básica Municipal (EBM) Pedro II, que entoaram o grito de guerra do grupo: “Guardiões da Natureza em ação, cuidar do meio ambiente é nossa missão.”.
Na oportunidade, foi apresentado um vídeo sobre o programa com informações das seis atividades realizadas durante o programa pelos estudantes, além é claro de reforçar o objetivo principal, que é o de cuidar do meio ambiente por meio da educação ambiental. Destaque especial também à participação no evento da mascote da Semmas – Juçara – representada pela ave símbolo de Blumenau, a Aracuã.
Joana Marta Rautember Bedin, de 12 anos, uma das estudantes do programa relata com entusiasmo a participação nas atividades. “Para mim foi muito legal porque aprendemos a cuidar do meio ambiente, como por exemplo não deixar sujeira no chão e principalmente plástico, que leva mais de 300 anos para se decompor. Especialmente evitar que isso seja jogado no mar, impedindo que algum animal marinho possa se prejudicar”, disse.
O prefeito Mário Hildebrandt destacou a importância que o grupo de alunos tem agora com o município. “Sem dúvida a educação se faz com a participação de muitas pessoas e nós enquanto poder executivo estamos contribuindo para isso. Mas sabemos que a maior contribuição acontece na escola. Estes alunos têm agora um missão importante, que é a de cuidar do meio ambiente e principalmente levar esse conhecimento para outras pessoas, famílias, amigos, e também no dia a dia da escola.”, disse.
“Os Guardiões da Natureza têm a missão de ajudar a construir uma cidade melhor para se viver e assim garantir um futuro mais promissor. Eles têm um importante papel à proteção da natureza e à sociedade, e ajudar a disseminar esse conhecimento dentro de casa e fora dela”, reforçou a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar.
Programa
Desenvolvido pela Semmas, o programa Guardiões da Natureza visa levar educação ambiental aos estudantes por meio de atividades teóricas e práticas desenvolvidas por servidores da secretaria e convidados. O objetivo é despertar nos jovens o pensamento crítico e a consciência ecológica nos futuros tomadores de decisões para que eles se reconheçam enquanto parte do meio ambiente.
O programa prevê encontros presenciais, que visam abordar, de forma sistemática, as mais diversas temáticas ambientais, tornando cada aluno um multiplicador de boas práticas ambientais. As atividades serão desenvolvidas no contraturno escolar, evitando a possível diminuição de carga horária dos componentes curriculares. A proposta da Semmas é ampliar o programa em 2024 para outras escolas do município e assim beneficiar mais estudantes.
O programa Guardiões da Natureza atende a Lei 9.795/99, no qual coloca a Semmas como integrante do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). Com isso, o município tem o dever de promover ações de educação ambiental integradas aos programas de conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.
Para o secretário da Semmas, Jefferson Voigtlaender, trata-se de uma iniciativa importante para o município. “A formatura desta primeira turma de Guardiões da Natureza representa o pontapé inicial e que ficará marcada na história da Semmas e do município. Principalmente neste período que acabamos de passar por seis enchentes na cidade e com isso percebemos quão importante essa iniciativa representa. Isso é resultado da parceria de sucesso com diversos setores e secretarias municipais”, esclarece.
Confira abaixo a relação completa dos 17 Guardiões da Natureza de Blumenau:
1. Ícaro Felipe Gonçalves Araujo
2. Gabrielly Giovanna Costa Silva
3. Patrícia Staranschek de Araujo
4. Sofia Luiz da Rocha
5. Maria Júlia da Silva Damaratt
6. Mylena Lopes
7. Ruan Roberto Oliveira Nascimento
8. Sthefany Antunes da Conceição
9. Matheus Amaral Moraes de Paula
10. Pedro Miguel Couto Peters
11. Joana Marta Rautenberg Bedin
12. Julia Beatriz Rigueira Satti
13. Amanda Vitoria Alvez da Silva Dias
14. Vinícius Eduardo Mariano Aime
15. Davi Rodrigues
16. Enzo Rafael Rautenberg
17. Yasmin Caroline Jacinto
Confira as seis atividades realizadas pelo grupo no programa:
Encontro 1 – Eta 3 do Samae: informações sobre o tratamento de água e as Fossas Ecológicas do tipo Tanque de Evapotranspiração (Tevap).
Encontro 2 – Parque São Francisco de Assis: apresentação sobre aspectos como flora, fauna, características da Mata Atlântica, cursos d’água, espécies nativas, exóticas e exóticas invasoras, unidades de conservação, histórico do parque.
Encontro 3 – Polícia Militar Ambiental: apresentação da sede da Polícia Militar Ambiental, contextualização sobre as funções e importância do órgão e sobre temáticas relativas a caça, corte ilegal de vegetação, espécies nativas, ameaçadas de extinção.
Encontro 4 – BRK Ambiental: apresentação da BRK Ambiental, a importância de se ter esgoto tratado, diferenças entre drenagem e esgoto, funcionamento de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), o que se pode e o que não se pode jogar na pia e as consequências de hábitos errados.
Encontro 5 – Sede do 23 BI: apresentação do espaço, oficina sobre sobrevivência na floresta: obtenção de água potável, obtenção de fogo, utilização de bússola.
Encontro 6 – Exposição Científica Fritz Müller: biomas mundiais e brasileiros. Apresentação sobre flora e fauna e técnicas de conservação de animais (taxidermia).
Fonte: PMB/ Joni César
Foto: Eraldo Schnaider