A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), firmou um termo de cooperação técnica com o Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC) com o objetivo de coibir crimes contra a ordem tributária. Por meio do acordo assinado nesta terça-feira, dia 28, município e Ministério Público se comprometem a compartilhar informações e fluxos de processos para atuar em conjunto no combate à sonegação fiscal e na recuperação de tributos devidos.
“Nosso objetivo é trabalhar para trazer cada vez mais eficiência e transparência para a gestão municipal. Temos certeza que esse acordo nos auxiliará na recuperação fiscal de tributos devidos por contribuintes, de forma que esses tributos possam voltar à população na forma de serviços e investimentos”, destacou o prefeito Mário Hildebrandt. “É uma parceria que vem otimizar todas as rotinas de trabalho da Secretaria da Fazenda e nos auxiliar na fiscalização e cobrança das obrigações tributárias”, acrescentou o secretário da Fazenda César Poltronieri.
A iniciativa faz parte do programa de Saúde Fiscal dos Municípios, liderado pelo Centro de Apoio Operacional da Ordem Tributária (COT), e vem sendo implementada em municípios que já dispõem de estrutura para o compartilhamento de informações relativas à questão tributária, que é o caso de Blumenau. O acordo terá vigência de cinco anos e prevê ainda a realização de operações conjuntas de combate a crimes contra o erário, bem como à adoção de medidas administrativas e judiciais em casos de apropriação indébita de tributos ou fraudes fiscais.
Fonte: PMB/ Aline Franzoi Santos Fleith
Foto: Divulgação