Na segunda-feira, dia 27, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), formou 96 participantes do curso Básico Grupo I , II e III e Avançado de Libras do ano de 2023. A cerimônia ocorreu na Universidade Regional de Blumenau (Furb) e contou com a participação do secretário de Educação, Alexandre Matias.
O curso de Libras é oferecido pela Semed de forma gratuita desde o ano de 2021. O objetivo é que a comunidade escolar, pais, estudantes e professores tenham a possibilidade de aprender, interagir e também desenvolver o conhecimento básico em Libras.
Além disso, o curso também estimula a inclusão social, abordando questões sociais próprias da comunidade surda. As aulas ocorrem na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Escola Básica Municipal Oscar Unbehaun, que também oferece o ensino bilíngue em libras para os estudantes da Rede Municipal de Educação.
Em 2023, uma das novidades foi a parceria com a UFSC, que ofertou o curso avançado de Libras com a finalidade de desenvolver o aprendizado, fluência e sinalização. Já em 2024 será oferecido o curso de tradutor intérprete de Libras com objetivo de desenvolver a compreensão e tradução em L1 e L2 com foco em trabalhar a tradução de vídeos.
“É muito gratificante ver tantas pessoas se formando e buscando o interesse em ter Libras como segunda língua. O nosso objetivo é que cada vez mais a comunidade tenha acesso a isso. Este ano já tivemos muita procura pelo curso, tenho certeza que essas duas novas turmas que vamos abrir em 2024 vão atender muitas demandas da população”, declarou Matias.
Para o próximo ano também serão abertas novas turmas para o curso básico de Libras. No total, serão duas turmas, com 30 vagas cada, totalizando 60. A previsão é que as inscrições iniciem no mês de fevereiro.
Fonte: PMB/ Júlia Gabriela Vanderlinde
Fotos: Marcelo Martins