O programa da Prefeitura de Blumenau que dá descontos no IPTU para consumidores de serviços locais, o Nota Blu, registrou este ano o maior índice de adesão desde a criação, em 2011. Ao todo, 11.411 imóveis foram inscritos para receber o benefício no imposto de 2024.
De acordo com a Secretaria da Fazenda, responsável pelo programa, serão R$ 856 mil em descontos concedidos aos contribuintes. “Os números apontam um crescimento de aproximadamente 100% na adesão ao programa, o que nos mostra que a população está cada vez mais consciente da necessidade de pedir a nota fiscal aos prestadores de serviços e priorizar quem é da cidade”, pondera o secretário da Fazenda César Poltronieri."
“São números que representam o aumento da prestação de serviço formalizado, o que é um avanço importante. São profissionais que estão buscando regularizar o seu trabalho, seja como autônomos, MEIs, ou micro e pequenos empresários. Também demonstram o aumento do consumo em Blumenau, o que movimenta ainda mais a nossa economia e impacta positivamente no município como um todo”, complementa o prefeito Mário Hildebrandt.
O desconto no IPTU para cada imóvel pode chegar a até 30%, a depender do valor das notas de serviços apresentadas pelo contribuinte. Para ter acesso ao benefício, o contribuinte deve se cadastrar no sistema da Prefeitura, o Nota Blu, apresentando notas fiscais emitidas em Blumenau durante o ano corrente, de serviços como conserto de eletrodomésticos, oficina mecânica, chaveiro, funeral, cinema, escola, entre outros. O prazo para obter o benefício no IPTU de 2024 foi encerrado no dia 31 de outubro.
Fonte: PMB/ Aline Franzoi Santos Fleith
Foto: Divulgação