A parceria da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) com o Hospital Santo Antônio (HSA) já rendeu bons resultados. No intervalo de julho a outubro deste ano, 486 mamografias foram realizadas. Com estes mutirões, Blumenau passa de mais de 600 pacientes aguardando pelo exame para cerca de 300 mulheres em fila. Vale lembrar que as marcações são organizadas previamente pelas unidades de saúde.
A vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, comemora o resultado. “Estou muito contente com o número realizado até agora, pois conseguimos facilitar ainda mais o acesso das pacientes ao diagnóstico por meio dos mutirões.”
O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, diz que a média de espera pelos exames de rotina em julho era de cerca de 8 meses. “Hoje, a média é de 30 dias, por isso estamos ampliando a oferta para dar vazão aos pedidos e para otimizar o atendimento. Para as mulheres que já realizaram os exames, peço que façam a retirada do resultado e que retornem para consulta para saber se está tudo bem ou para iniciar o tratamento o mais breve possível.”
Faltas
Lanzarin reforça a importância do comparecimento ao procedimento agendado. “Poderíamos ter atendido mais mulheres que aguardam pela mamografia, mas, a taxa de pacientes faltantes, que não justificam a ausência com pelo menos 24h de antecedência, é de 29%. Essas faltas comprometem o trabalho da equipe. Por isso, reforço o pedido às mulheres que não puderem comparecer aos procedimentos agendados, que façam a comunicação em tempo hábil para que os servidores do setor de regulação possam disponibilizar a vaga para outra pessoa, que aguarda pelo mesmo exame”, finaliza.
Fonte: PMB/ Elaine Malheiros
Foto: Marcelo Martins