Nesta quarta-feira, dia 1° de novembro, a Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria de Educação promove a 1ª Edição do Prêmio Professor Inovador de Boas Práticas. A premiação ocorre a partir das 9h, no Salão Nobre da prefeitura. O prêmio é uma forma de homenagear professores da rede municipal de educação de Blumenau.
O prêmio foi instituído em 2022, por meio da Lei Complementar 1.444/2022, com o objetivo de premiar e valorizar os professores como principal agente no processo de melhoria da qualidade do ensino e pelo reconhecimento por boas práticas socializadas com os estudantes da rede.
O critério para premiação das práticas estabelecido conforme a lei prevê como um dos requisitos é que o trabalho tenha sido classificado como finalista em concursos, olimpíadas, feiras, seminários, fóruns, congressos e simpósios, municipais, estaduais, nacionais ou internacionais, de exposição de conteúdos produzidos pelas práticas pedagógicas aplicadas na Rede Pública Municipal de Ensino de acordo com o currículo da Educação Básico do Sistema Municipal de Educação. Após isso, os trabalhos inscritos passam por uma comissão técnica avaliadora para que sejam escolhidos.
A entrega do prêmio ocorre próximo ao mês de outubro em alusão ao Dia dos Professores, podendo ser premiados até 50 projetos inscritos e avaliados ao longo do ano. Os professores dos Centros de Educação Infantil e Escolas Municipais terão como premiação o valor em dinheiro equivalente ao piso dos profissionais do Magistério Público Municipal, estabelecido em lei no ano de 2023, e proporcional à carga horária semanal do docente premiado. Cada profissional terá direito a inscrever um projeto por ano.
“Nossa missão é promover uma educação de qualidade, e isso só é possível com o comprometimento e dedicação de nossos professores. Por meio deste prêmio, motivamos ainda mais nossos profissionais, fazendo com que eles se sintam valorizados e continuem fazendo a diferença na vida dos nossos estudantes”, destacou o secretário de Educação, Alexandre Matias.
Fonte: PMB/ Júlia Gabriela Vanderlinde
Foto: Divulgação/ Secretaria de Educação