A equipe do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau recolocou o flutuante de captação de água da Estação de Tratamento de Água (ETA I) no Rio Itajaí-Açu, na manhã desta segunda-feira, dia 16. Com este procedimento, a ETA I volta a realizar o tratamento de água para atender os bairros: Victor Konder, Boa Vista e Ponta Aguda.
O abastecimento nestes bairros estava sendo mantido pela ETA III como medida preventiva para proteger a bomba de captação de água, que poderia ser danificada devido à forte correnteza e ao aumento do nível do rio.
O diretor administrativo-financeiro do Samae, Henrique Carlini, enfatiza que, apesar da ETA voltar a funcionar, a total regularização do sistema deverá ocorrer durante o dia, dependendo do consumo. "O consumo de água continua elevado. As pessoas que estão voltando para suas casas após a enchente também precisam de água para lavar seus pertences. Precisamos ser solidários neste momento. Em áreas mais elevadas, residências sem caixas d'água e condomínios sem cisternas são os locais onde as pessoas ainda podem sentir os efeitos durante a interrupção no fornecimento. Importante lembrar que a reservação de água precisa ter tamanho suficiente conforme o número de moradores", destaca.
A última atualização dos níveis de turbidez, realizada às 14h, indicou que a ETA I registrou 372 NTUs, na ETA II estão em 296 NTUs, a ETA III apresentou 2,23 NTUs, e a ETA IV registrou 21,4 NTUs. Os níveis normais para realização do tratamento de água ficam em média até 100 NTU's.
Coleta de resíduos
As coletas especiais, seletivas e convencionais seguem o cronograma normal. Em áreas suscetíveis ao aumento do nível do Rio Itajaí-Açu, os contêineres de resíduos sólidos foram removidos para evitar danos, e à medida que o nível do rio diminui, os contêineres são colocados em seus devidos lugares. Ressaltamos a importância de descartar os resíduos apenas no dia em que o caminhão de coleta passar em sua rua, evitando o acúmulo de lixo que pode obstruir bocas de lobo ou ser levado para os rios devido à chuva. O cronograma da coleta pode ser encontrado no site da Racli, www.racli.com.br, ou no site do Samae, www.samae.com.br.
Canais de Atendimento
A orientação é que as pessoas utilizem nossos canais de atendimento online, como o WhatsApp e o site. Para entrar em contato, os principais números são o telefone 115 e a Central Telefônica (47) 3331-8400. Além disso, oferecemos números de atendimento via WhatsApp: Ouvidoria (47) 99997-6915 e Tele 115 (47) 99997-1621. Ambos aceitam apenas mensagens, e o horário de atendimento do WhatsApp da Ouvidoria é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, enquanto o WhatsApp do Tele 115 funciona das 8h às 22h. Você também pode contatar a Ouvidoria pelo e-mail ouvidoria@samae.com.br.
Fonte: PMB/ Secom
Foto: Divulgação/ Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto