A paratleta do Programa de Paradesporto Andreia Porfírio conquistou a medalha de bronze na Classe BC4 do Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica. A competição está sendo realizada no Centro de Formação Olímpica Castelão, na cidade de Fortaleza (CE). O campeonato tem a participação de 54 atletas competindo no feminino e 72 no masculino, separados por classes funcionais, representando 16 Estados.
Para o professor da equipe, Anderson de Souza, estar entre as três melhores do país, representando Blumenau é uma grande realização. “O campeonato está se fortalecendo cada vez mais, com jogos acirrados e sendo definido no detalhe. Nossa atleta Andréia conseguiu subir no pódio no 3° lugar na classe BC4, no campeonato principal. Isso mostra como o trabalho interdisciplinar e o apoio da Prefeitura, junto com a Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, proporciona resultados importantes para o nosso município”, ressaltou.
A atleta de Blumenau Daniela Zinke, da classe BC1, também participou e, apesar de ter feito bons jogos, não conseguiu passar da fase de grupos.
Em 2022, Andreia já tinha conquistado a medalha de prata na série intermediária do Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica. Também foi a primeira paratleta de Blumenau a conquistar uma medalha nacional na Bocha Paralímpica, em 2021.
Programa de Paradesporto
O Programa é realizado pela Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias Municipal de Educação (Semed) e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), em parceria com a Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu) e o apoio de diversos parceiros da iniciativa privada.
Fonte: PMB
Foto: Divulgação/ Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto