Na última quarta-feira, dia 9, os estudantes da Escola Básica Municipal (EBM) Lauro Muller participaram do Desafio ValeEurobotic 2023, representando a rede municipal de educação. A equipe ganhou o primeiro e o segundo lugar na categoria “Seguidor de Linha Pro II”, no nível de educação básica. O evento ocorreu no Complexo Esportivo do Sesi e reuniu estudantes de diversas instituições de ensino.
O objetivo do evento é reunir conhecimentos da indústria, do mercado e das instituições de ensino, estimulando assim a criação de soluções tecnológicas inovadoras, capazes de acelerar os processos de inovação internos das empresas.
Os dez estudantes da rede municipal competiram no nível de educação básica, na categoria de "Seguidor de linha Pro III" e também na categoria "Lego Sumô", demonstrando suas habilidades e criatividade em robótica.
“Essa participação é muito relevante, os estudantes da EBM Lauro Muller representam a rede municipal de ensino do nosso município nesta competição. Além disso, iniciativas como essa são oportunidades de aprendizado e desenvolvimento tecnológico, aproximando-os do mundo da tecnologia”, afirma o secretário de educação, Alexandre Matias.
O desafio é uma iniciativa em parceria entre o SESI/SENAI de Blumenau, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau, Pomerode e Gaspar (Simmmeb).
“As tecnologias fazem cada vez mais parte da nossa rotina, introduzir robótica nas nossas escolas é aliar o pensamento computacional com o aprendizado em sala de aula. Essas habilidades preparam nossos estudantes para o futuro e também para o mercado de trabalho”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.
“A importância de participar no campeonato está alicerçada na dinâmica de aprendizagem que a robótica proporciona. A robótica é a manifestação do desenvolvimento do pensamento computacional, que possibilita aos alunos uma série de benefícios em sua jornada educacional. Nas ações pedagógicas o pensamento computacional elevado à robótica permite a conciliação entre teoria e prática. O trabalho em equipe é amplamente desenvolvido, bem como a capacidade de solucionar problemas e desafios como um todo.”, comenta o diretor da escola, Delvaine Pussine.
Aula de robótica nas escolas
A EBM Lauro Muller foi a primeira instituição da rede municipal de ensino a ter aulas de robótica. Atualmente, o projeto também ocorre na EBM Machado de Assis e na EBM General Lúcio Esteves.
As aulas têm como tema, a resolução de problemas e a criatividade através de ferramentas tecnológicas, como os kits de robótica. Além disso, os estudantes aprendem noções de programação, trabalham em equipe e integram conteúdos curriculares ao aprendizado.
Fonte:PMB/ Júlia Gabriela Vanderlinde
Foto:Divulgação/ Secretaria de Educação