A Unisociesc/SME é a grande campeã da 13ª Copa Santa Catarina Adulto Feminino. A competição, organizada pela Federação Catarinense de Basquete, foi realizada de 7 a 9 de julho no Ginásio Sebastião Cruz (Galegão) e reuniu as cinco equipes que irão disputar o Campeonato Catarinense da modalidade em agosto.
Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e São José disputaram a competição no sistema de eliminatória simples e eliminatória dupla, com a ordem dos confrontos definida em sorteio. O time blumenauense encerrou o torneio com três vitórias em três jogos. Além do título conquistado de forma invicta, a atleta Luana Batista, garantiu os prêmios individuais do torneio como MVP e cestinha da competição.
A segunda colocação ficou com Itajaí e Jaraguá do Sul fechou o pódio. São José e Joinville ficaram na quarta e quinta colocação respectivamente.
Basquete masculino
Já o Basquete Blumenau (APAB/SME) foi vice-campeão da 15ª Copa Santa Catarina Adulto Masculino, disputada de 4 a 9 de julho, em Brusque. Jogando na Arena Brusque, o time da casa interrompeu a sequência hegemônica de títulos dos blumenauenses na competição. Campeões em 2019, 2021 e 2022, o Basquete Blumenau acabou perdendo o clássico decisivo para o Brusque Basquete (vice-campeão em 2021 e 2022) pelo placar de 88 a 62. A terceira colocação ficou com Jaraguá do Sul.
A Prefeitura de Blumenau, por meio do Programa Bolsa Desportista, apoia a modalidade do basquete do município nas categorias feminino e masculino. No total, 35 atletas e 10 membros de comissões técnicas são beneficiários do auxílio financeiro municipal que tem por objetivo dar acesso à formação esportiva desde a iniciação até o alto rendimento. Com um investimento anual que supera os R$ 6 milhões, o programa Bolsa Desportista beneficia mais de 500 desportistas entre atletas, paratletas e membros de comissão técnica em 33 modalidades esportivas.
Fonte: PMB/ Emerson Jose Geraldo
Foto: Divulgação FCB
Foto: Vitor Bett